27 Outubro 2020

CM Coimbra abre concurso para requalificar passeios da Estrada da Beira onde vão ser plantadas 200 árvores

CM Coimbra abre concurso para requalificar passeios da Estrada da Beira onde vão ser plantadas 200 árvores

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na sua reunião de segunda-feira, uma proposta de abertura de concurso público para a requalificação da Estrada da Beira, desde a rotunda da Casa Branca até o Alto de São João. A obra, onde a autarquia prevê investir 1,7 milhões de euros, pretende, essencialmente, melhorar a mobilidade pedonal, intervindo nos passeios para dar maior segurança e conforto aos peões, em detrimento do automóvel. A empreitada prevê ainda a plantação de mais 200 árvores; o melhoramento das paragens dos transportes públicos; e a remodelação da iluminação pública, das redes elétricas de baixa tensão e de telecomunicações, bem como de drenagem de águas pluviais e de abastecimento de águas.

A CM Coimbra pretende requalificar os caminhos pedonais da Estrada da Beira, que originalmente foi uma Estrada Nacional (EN17) e que mais tarde, com a expansão da cidade para sudeste e consequente urbanização do Vale das Flores, veio assumir um caráter mais urbano. Agora, a autarquia vai abrir um concurso público para intervir nesta via, de forma a uniformizar o que ao longo dos anos foi realizado de forma desgarrada, com alguns passeios estreitos, em betuminoso e mais vocacionados para a entrada e saída de veículos do que para a mobilidade pedonal.

 

Aos jornalistas, no final da sessão de Câmara de ontem, o presidente da autarquia, Manuel Machado, disse que se trata de uma intervenção “profunda de requalificação urbana”. “É uma intervenção que implica mexer nas infraestruturas, numa zona com alguma dificuldade em termos de planeamento de obra, porque a estrada foi sendo ocupada de forma muito aleatória com algumas construções e irracionalidades, com passeios que vão desde os quatro metros em alguns sítios e outros onde não passa uma cadeira de rodas”, explicou. Segundo o autarca, o município pretende fazer daquele troço da Estrada Nacional 17, mais conhecida por Estrada da Beira, “uma alameda de entrada na cidade, como via estruturante requalificada”, que vai ter o nome “Alameda Fernando Vale”, em homenagem ao antigo médico do concelho de Arganil, que foi governador civil de Coimbra, falecido em 2004 com 104 anos.

 

O objetivo da empreitada, que prevê um investimento de 1,7M€ e um prazo de execução de 420 dias, será o de configurar os passeios pedonais para dimensões que permitam o conforto e a segurança dos peões, reduzindo a faixa de rodagem dentro das medidas regulamentares. Os lancis serão substituídos, com o objetivo de recuperarem uma altura que impossibilite a ocupação dos passeios pelos automóveis, sendo colocadas rampas para acesso a veículos somente em locais onde se verifique tal necessidade.

 

A CM Coimbra vai também plantar cerca de duas centenas de árvores, que serão integradas e harmonizadas com as atualmente existentes, de forma a dotar esta artéria da cidade de uma atmosfera mais saudável, minorando o ruído e contribuindo para a criação de um espaço mais verde e agradável.

 

As redes de drenagem de águas pluviais e abastecimento de águas serão remodeladas, à semelhança das redes elétricas de baixa tensão e iluminação pública. Os locais de paragem dos transportes públicos também serão melhorados, contribuindo para uma maior segurança e conforto dos utilizadores.

 

O projeto de execução desta empreitada foi aprovado na reunião do executivo municipal de 17 de agosto deste ano, tendo votado favoravelmente a maioria dos vereadores e contra os eleitos pelo SC.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×