19 Outubro 2020

Igreja do Convento São Francisco classificada como Monumento de Interesse Público

Igreja do Convento São Francisco classificada como Monumento de Interesse Público

A Igreja do Convento São Francisco, em Coimbra, foi classificada como Monumento de Interesse Público, de acordo com a portaria hoje publicada em Diário da República, assinada pela secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural. O Convento São Francisco é atualmente um equipamento da Câmara Municipal de Coimbra cuja missão e objetivos concorrem para a concretização da estratégia definida pelo município em três áreas estruturantes: a cultura, o turismo e o desenvolvimento económico do território.

“A classificação da Igreja do Convento de São Francisco reflete os critérios constantes do artigo 17.º da Lei n.º 107/2001, de 8 de setembro, relativos ao caráter matricial do bem, ao seu interesse como testemunho simbólico e religioso, ao seu interesse como testemunho notável de vivências ou factos históricos, ao seu valor estético, técnico e material intrínseco, à sua conceção arquitetónica e urbanística, e à sua extensão e ao que nela se reflete do ponto de vista da memória coletiva”, refere o despacho, que data de 08 de outubro.

 

Segundo o documento, a construção da igreja do Convento São Francisco de Coimbra iniciou-se em 1602, “como resposta à ruína do primitivo mosteiro de São Francisco da Ponte, assolado pelas recorrentes cheias do rio Mondego, e prolongou-se pela centúria de seiscentos”. “Após a extinção das ordens religiosas, a igreja ficou afeta ao culto até 1875, passando depois por um processo de adaptação a unidade fabril (função que manteve até 1976)”, acrescenta.

 

Foi adquirida pelo Município de Coimbra em 1995, que, na segunda década do século XXI, promoveu a sua requalificação, no âmbito da construção do Centro de Convenções e Espaço Cultural do Convento São Francisco.

 

De acordo com o despacho hoje publicado, o templo apresenta “traços evidentes das soluções maneiristas italianas bebidas diretamente em modelos eruditos, desde logo evidentes na elegante e sóbria fachada, pautada pela monumentalidade da escala, com a mesma filiação das paradigmáticas igrejas do Espírito Santo de Évora e de São Vicente de Fora”.

 

“Na conjugação da sua história, da sua sintaxe arquitetónica e do património integrado que ainda contém, o imóvel espelha bem a importância da ordem mendicante de São Francisco na cidade de Coimbra e a fuga histórica às cheias do Mondego, ilustrando igualmente o fenómeno da metamorfose de edifícios sagrados em unidades fabris, para além de se constituir como exemplo de recuperação da dignidade patrimonial perdida através da execução do recente projeto de requalificação”, lê-se no documento.

 

O Convento São Francisco é atualmente um equipamento da Câmara Municipal de Coimbra cuja missão e objetivos concorrem para a concretização da estratégia definida pelo município em três áreas estruturantes: a cultura, o turismo e o desenvolvimento económico do território. O Convento São Francisco acolhe eventos temáticos relacionados com as áreas científicas, de inovação e de negócio. Constitui uma plataforma dinamizadora de novas oportunidades económicas e de sinergias, envolvendo parceiros nacionais e internacionais, nomeadamente através da participação em redes culturais, de negócio, de conhecimento e de turismo.

 

Lusa/CM Coimbra

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×