7 Janeiro 2021

Coimbra é o centro cultural da Europa nos próximos seis meses

Coimbra é o centro cultural da Europa nos próximos seis meses

Coimbra é o centro cultural da Europa nos próximos seis meses, com uma iniciativa inédita de programação no Convento São Francisco durante a presidência portuguesa da União Europeia (UE). O programa do primeiro trimestre foi hoje anunciado numa conferência de imprensa onde estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Manuel Machado, a vereadora da Cultura, Carina Gomes, e o coordenador do grupo de trabalho da candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027, o mágico Luís de Matos.

O Convento São Francisco, uma estrutura da CM Coimbra, vai dinamizar o programa “Semestre Europeu – A Europa em Coimbra 2021”, que pretende celebrar a multiplicidade das culturas dos países que integram a União Europeia. Durante o primeiro semestre do ano, coincidindo com a presidência portuguesa, o Convento vai acolher diversas iniciativas nas mais variadas linguagens artísticas que divulgam artistas, temas ou tradições de outros países europeus.

 

“Desafiámos os nossos artistas a interpretar um autor de um país ou a trabalhar temas transversais à atualidade europeia”, explicou a vereadora da Cultura, Carina Gomes, realçando que o programa representa também um “investimento nos artistas da cidade, da região e do país”. O programa vai de concertos encenados a exposições, teatro ou dança, promovendo “a identidade europeia, artistas, temáticas e culturas dos outros países”, notou, salientando ainda o “grande apoio e empenho de muitas das embaixadas”.

 

O programa surgiu de uma proposta do grupo de trabalho da candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027, que é coordenado por Luís de Matos. Segundo o mágico, na primeira metade do semestre colaboraram 16 embaixadas de Estados-membros, aclarando que a expectativa é chegar ao final da presidência com o envolvimento de todos os países da UE. “Não há memória de algo do género ter sido realizado por algum país durante uma presidência da União Europeia”, salientou.

 

De acordo com o presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, a programação é “feita num contexto muito peculiar”, devido à pandemia, mas o princípio geral é de um programa com atividades de participação presencial, “salvo situações decorrentes da pandemia que obriguem a ajustamentos”. O autarca salientou que a programação terá sempre em consideração o rigoroso cumprimento e respeito pelas medidas de contingência da pandemia, concluindo a conferência citando “A trova do vento que passa”, de Manuel Alegre: “Mesmo na noite mais triste/Em tempo de servidão/Há sempre alguém que resiste/Há sempre alguém que diz não”.

 

Presentes na conferência de imprensa estiveram ainda os membros do grupo de trabalho da candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027 António Pedro Pita, Luis Filipe Menezes, Manuel Rocha e Cristina Robalo Cordeiro.

 

A programação está disponível em http://www.coimbraconvento.pt/pt/agenda e https://www.coimbragenda.pt.

 

LUSA / CM Coimbra

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×