30 Março 2021

Câmara de Coimbra instala oficinas e mais de 80 postos de parqueamento de bicicletas

Câmara de Coimbra instala oficinas e mais de 80 postos de parqueamento de bicicletas

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra continua a estimular a mobilidade suave em bicicleta ou trotineta. Em curso está a instalação de cinco oficinas self-service (bicycle repair) e de 83 postos de parqueamento de bicicletas na envolvente da rede de mais de 20km de ciclovias e pelos principais locais de destino das viagens, como pontos turísticos, hospitais, equipamentos escolares e desportivos e centros de comércio e serviços. Um investimento de cerca de 100.000 euros, incluído no Plano de Mobilidade Urbana Sustentável do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Coimbra.

A CM Coimbra está a instalar 83 postos de parqueamento de bicicletas distribuídos pela cidade. O objetivo é que cerca de um terço desses postos seja instalado na envolvente da rede de ciclovias municipais, que já tem mais de 20 km. Esta rede viária liga polos importantes da cidade, tais como estabelecimentos de ensino, de saúde e zonas comerciais, equipamentos desportivos e pontos de articulação com transportes públicos.

 

Em curso está também a instalação de cinco oficinas de self-service, que incluem um suporte onde as bicicletas ficam suspensas, uma bomba de ar interna de alta qualidade com manómetro e as ferramentas essenciais para pequenas reparações.

 

A implementação desta rede de postos de parqueamento vai permitir um melhor desempenho do sistema ciclável, considerando a complementaridade dos diversos modos de transporte e promovendo o crescimento do número de pessoas sensibilizadas e que aderem à utilização da bicicleta nas suas deslocações diárias. Uma forma de reforçar o impacto da rede ciclável na redução do uso do transporte privado motorizado e, consequentemente, a emissão de gases com efeitos de estufa.

 

A autarquia tem seguido uma política de incentivo à utilização de bicicletas que justifica, pois, a aposta em estacionamentos seguros e bem localizados para esses veículos. Recentemente voltou a operar em Coimbra uma empresa que disponibiliza um sistema de partilha de trotineta, cujo conceito passa por disponibilizar estes veículos na medida das necessidades dos utilizadores para viagens de curta distância e deslocações diárias na área urbana.

 

Recorde-se ainda que a CM Coimbra continua a avançar com projetos para prolongar a rede de ciclovias no concelho. A autarquia vai agora avançar com a criação de mais 18km de ciclovia ao longo do leito periférico direito do Mondego, de forma a ligar as povoações que se localizam ao longo da EN111. A proposta de traçado da nova ciclovia foi aprovada na reunião do executivo municipal de 22 de março. Esta nova via vai ligar-se aos restantes 20km de ciclovia já existentes que vão do Açude-Ponte até ao Vale das Flores e à Portela; aos 11km que estão previstos serem executados do Açude-Ponte até ao concelho de Montemor-o-Velho, pela margem esquerda junto à estrada do Campo, onde se irá ligar ao restante percurso ciclável até à costa atlântica na Figueira da Foz; à ligação de 1,3km de ciclovia entre o Açude-Ponte e Bencanta; e, posteriormente, à ciclovia que será criada na estrada de Eiras.

 

Pode consultar o mapa da localização dos parqueamentos: https://www.cm-coimbra.pt/wp-content/uploads/2019/01/PEDU_Parqueamento_bicicletas_oficinas_maio2017.pdf

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×