Manuel Machado aproveitou a ocasião para anunciar que a autarquia já iniciou a preparação das celebrações do centenário do nascimento de Eduardo Lourenço, que será em 2023. Neste âmbito, o presidente da CM Coimbra cumprimentou três personalidades que estavam presentes e que estão a trabalhar em proximidade com a autarquia para este projeto: Rui Jacinto, em representação do Centro de Estudos Ibéricos, Cristina Robalo Cordeiro e António Pedro Pita, “ilustres personalidades da nossa cidade”, professores da Faculdade de Letras, que integram também o Grupo de Trabalho da Candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027 e que, nessa dupla qualidade, têm trabalhado em grande proximidade com a Câmara sobre as questões da literatura.
O autarca destacou ainda que “Eduardo Lourenço merece-nos esta homenagem. Foi uma pessoa brilhante, generosa, simples e combativa. Foi um notável cidadão”. O filósofo, professor, ensaísta, escritor e interventor cívico faleceu a 1 de dezembro de 2020 e, ainda de acordo com Manuel Machado, “foi um dos pensadores e intelectuais mais proeminentes da cultura e da política contemporânea portuguesa e europeia”.
“Mais importante que o destino é a viagem”, é a frase que agora vai viajar pela cidade que o viu crescer. Manuel Machado descreveu a frase como “tão simples e ao mesmo tempo introspetiva”. “Queremos proporcionar felicidade aos conimbricenses. Queremos conceder melhor qualidade de vida. E os transportes públicos são uma boa forma de o fazermos”, disse, concluindo que “é por isso e para isso que trabalhamos diariamente: para que a viagem seja melhor, independentemente do destino escolhido por cada um dos nossos concidadãos”.