15 Maio 2021

PPUE obriga a alterações de trânsito, esplanadas e SMTUC | 17 de maio

PPUE obriga a alterações de trânsito, esplanadas e SMTUC | 17 de maio

Coimbra acolhe uma cimeira inserida na Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia (PPUE), nos próximos dias 17 e 18 de maio. O evento vai decorrer no Convento São Francisco e vai obrigar ao estabelecimento de um perímetro de segurança e a condicionamentos de trânsito, de circulação e de estacionamento, implicando ainda alterações nos percursos dos transportes públicos dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), tendo em consideração a presença de comitivas e altas entidades europeias.

Coimbra foi a cidade escolhida para acolher, nos dias 17 e 18 de maio, a conferência de alto nível sobre “O Estado de Direito na Europa”, organizada no âmbito da Presidência Portuguesa da UE. No dia 17 de maio, o presidente da CM Coimbra, Manuel Machado, vai abrir a conferência, numa sessão em que também vai intervir o reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, os ministros dos Negócios Estrangeiros e da Justiça, Augusto Santos Silva e Francisca Van Dunem, respetivamente, e o Comissário Europeu da Justiça, o belga Didier Reynders.

 

Os eventos, que vão decorrer no Convento São Francisco e noutros espaços da cidade, vão obrigar a uma organização e colaboração entre as diversas forças e serviços de segurança, de forma a assegurar a ordem pública, a segurança dos locais afetos aos eventos e a deslocação e presença de comitivas e altas entidades.

 

Nesse sentido, serão adotadas várias medidas restritivas, bem como alguns condicionamentos e interdições, de trânsito e outros, de forma a garantir a logística e a segurança dos eventos. Assim, ficou estabelecido que entre as 12h00 e as 20h00 do dia 17 de maio vão ser encerradas as esplanadas instaladas no interior do perímetro de segurança do evento, junto ao Convento São Francisco. Será ainda restringida a circulação rodoviária e pedonal na Avenida da Guarda Inglesa, Avenida João das Regras, Rua António Gonçalves, Rua Carlos Pinto de Abreu, Rua Feitoria dos Linhos e áreas no interior do perímetro de segurança. A área vai ser totalmente vedada e interdita pelas forças de segurança, sendo apenas garantidos os acessos aos participantes no evento, aos residentes e aos estabelecimentos de primeira necessidade.

 

Foi, ainda, determinado estabelecer a proibição de estacionamento de veículos, entre as 14h00 do dia 15 de maio e as 08h00 do dia 18 de maio, na Rua Abel Dias Urbano e Rua do Moreno, bem como entre as 00h00 do dia 16 de maio e as 08h00 do dia 18 de maio na Avenida da Guarda Inglesa, na Avenida João das Regras, na Rua António Augusto Gonçalves, Rua Feitoria dos Linhos (entre o entroncamento com a Rua Cano dos Amores, até à rotunda do Portugal dos Pequenitos) na rotunda do Portugal dos Pequenitos e em toda a frente do Convento São Francisco.

 

 

Zona vermelha – Proibição da ocupação do espaço público com esplanadas, a partir das 12h00 do dia 17 de maio próximo, até às 20h00, por dissolução do perímetro de segurança

 

Zona vermelha – Interdita a circulação automóvel e pedonal, devendo ser garantidos os acessos aos participantes no evento, aos residentes e aos estabelecimentos de primeira necessidade, a partir das 12h00 do dia 17 de maio próximo, até às 20h00, por dissolução do perímetro de segurança

 

Devido a estas alterações de circulação, as linhas dos SMTUC também vão sofrer alterações:

 

Consulte o Edital N.º 113/2021 aqui.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×