9 Junho 2021

Multisport Coimbra 2021 junta mais de 1500 atletas de 11 a 13 de junho

Multisport Coimbra 2021 junta mais de 1500 atletas de 11 a 13 de junho

A cidade de Coimbra vai receber, pela primeira vez e já a partir de sexta-feira, um evento desportivo único, que vai juntar mais de 1500 atletas de triatlo e pentatlo moderno de diversas nacionalidades. Chama-se Multisport Coimbra 2021 e promete três dias de competição – de 11 a 13 de junho – ao mais alto nível, com dois campeonatos nacionais, uma taça europeia de seleções e uma estreia mundial em competição de águas abertas a decorrerem em simultâneo. Um espetáculo que se vai centrar no rio Mondego e nas suas margens, com passagens também pela zona de Património Mundial da UNESCO e que, pela sua dimensão, vai trazer algumas condicionantes ao trânsito na cidade.

O Multisport Coimbra 2021 foi hoje apresentado ao público em conferência de imprensa.

É já nos próximos dias 11, 12 e 13 de junho que Coimbra irá receber 1500 atletas de várias nacionalidades que irão participar no Multisport Coimbra 2021. Três dias de competição com a presença de atletas de duas federações distintas (a Federação de Triatlo de Portugal e Federação Portuguesa do Pentatlo Moderno), mas também de 23 Seleções Nacionais e respetivas equipas coordenadoras, esperando-se uma ocupação de mais de 4000 camas e bastante movimento na cidade, uma vez que as competições têm o seu epicentro no rio Mondego e nas suas margens, nomeadamente na Praça da Canção e no Parque Verde do Mondego.

 

“Este evento desportivo vem na altura certa. Estamos perante várias atividades desportivas em que o desporto invade, de facto, Coimbra. Uma cidade com caraterísticas próprias, específicas para acolher este tipo de eventos, centrado no rio Mondego e nas suas margens, e com percursos a passarem pelos lugares classificados como Património Mundial da UNESCO”, afirmou o vereador do Desporto da CM Coimbra, Carlos Cidade, em declarações aos jornalistas, à margem da conferência de imprensa de apresentação do evento, que decorreu esta manhã no Hotel Quinta das Lágrimas, argumentando que “o desporto contribui e muito para aliviar os aspetos negativos da pandemia e para alavancar a economia”.

 

“É um evento desportivo que vai trazer a Coimbra mais de 7500 pessoas e tudo isto significa alavancar o setor hoteleiro, comercial e a restauração, que é muito importante depois dos prejuízos provocados pela pandemia. Naturalmente que são provas que estão organizadas com todos os procedimentos que a Direção-Geral da Saúde impôs, com uma colaboração muito estreita e forte de todas as forças de segurança”, assegurou, ainda, Carlos Cidade, considerando que este é um evento que tem tudo para continuar a decorrer em Coimbra nos próximos anos.

 

O Multisport Coimbra 2021 começa na sexta-feira à noite, às 21h30, com uma travessia noturna em águas abertas no rio Mondego em três distâncias, “de 300 metros para quem nunca experimentou e depois já para competição, de 1500 e 3000 metros”, explicou o diretor do evento, Ricardo Lacerda. Já no sábado, a Taça da Europa de Triatlo na distância sprint arranca pelas 10h00 para a elite feminina, pelas 11h30 para a elite masculina (a elite é exclusiva para seleções nacionais) e às 14h00 a prova aberta, direcionada a atletas nacionais. “No domingo, temos a distância máxima que existe no triatlo em termos oficiais, os 226 quilómetros”, adiantou ainda Ricardo Lacerda, explicando que, em simultâneo, vai decorrer “a prova de meia distância, a prova de aquabike (em que o atleta só nada e só pedala) e o duatlo (em que os atletas fazem apenas o segmento de bicicleta e o de corrida)”. “Isto tudo com hora prevista para terminar perto das 22h30/23h”, concluiu.

 

A organização do evento foi realizada ao pormenor e no cumprimento de todas as orientações e recomendações das autoridades de saúde devido à pandemia COVID-19. As provas vão ser realizadas em espaço público, pelo que foi necessário garantir a presença das forças policiais e definir alguns condicionamentos de trânsito. “Um apelo a todos os cidadãos: as condicionantes que estas provas vão trazer à cidade de Coimbra são com certeza compensadas pelo contributo que o desporto dá para afastar medos relativamente à pandemia e para a retoma da atividade económica no concelho de Coimbra”, considerou Carlos Cidade.

 

A conferência de imprensa contou também com a participação do presidente da Federação de Triatlo de Portugal, Vasco Rodrigues, e do presidente da Federação do Pentatlo Moderno, Vasco Barroso.

 

 

Assim, a circulação rodoviária vai estar condicionada no próximo sábado, dia 12 de junho, das 7h15 às 12h30 e das 14h00 às 16h30, na Ponte de Santa Clara (fechadas as vias no sentido Santa Clara-Portagem), Av. Emídio Navarro (fechadas as duas vias da direita, mantendo-se a via da esquerda para circular até à Av. Urbano Duarte, em direção à Rua do Brasil),  Av. Urbano Duarte (fechadas as vias no sentido Ruas do Brasil – Ponte Rainha Santa), Ponte Rainha Santa (fechado o acesso à ponte, com desvio para a Av. Urbano Duarte ou Av. Quinta da Nora-IC3) e Av. Inês de Castro (fechadas as vias no sentido Rotunda das Lajes – Santa Clara). Também no sábado, entre as 7h30 e as 16h30, a via de saída do parque de estacionamento do Parque Verde estará condicionada e será proibido o estacionamento de veículos ao longo do muro até ao acesso para a Ponte Pedonal Pedro e Inês.

 

Já no domingo, dia 13 de junho, das 7h00 às 23h00, a circulação rodoviária vai estar condicionada na Ponte de Santa Clara (fechada circulação em ambos os sentidos), Av. de Conimbriga (fechada a circulação no sentido Ponte de Santa Clara – Ponte Açude), rotunda de acesso ao Fórum (condicionamento do acesso a partir da Av. da Guarda Inglesa, exceto para acesso às bombas de combustível), Estrada do Rio (fechada a circulação entre a rotunda de acesso ao Fórum e a de Pereira do Campo), Ponte de Casais (fechada a circulação em ambos os sentidos), Estrada das Figuras (fechada a circulação em ambos os sentidos), Rua do Centro Hípico (fechada a circulação em ambos os sentidos entre a Ponte de Casais e o Centro Hípico), Tabuleiro Inferior da Ponte Açude e Túnel do Choupal (fechada a circulação em ambos os sentidos), Av. Aeminium (fechada a circulação em ambos os sentidos), Av. Fernão de Magalhães (fechada a circulação entre a Portagem e o Arnado), Ponte Rainha Santa e Av. da Boavista (fechadas as vias centrais, com o atravessamento regulado por agentes da autoridade) e Av. Inês de Castro (fechadas as vias no sentido Rotunda das Lajes-Santa Clara).

 

Será, ainda, proibido estacionar entre as 00h00 do dia 12 de junho e as 23h00 do dia 13 de junho em ambos os sentidos da Av. de Conímbriga.

 

Edital N.º 120/2021.

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×