23 Novembro 2021

CM de Coimbra assinala Dia da Floresta Autóctone com plantação de 50 sobreiros e de 50 carvalhos

CM de Coimbra assinala Dia da Floresta Autóctone com plantação de 50 sobreiros e de 50 carvalhos

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra assinalou hoje a efeméride do Dia da Floresta Autóctone com o arranque de uma plantação simbólica de 100 árvores autóctones na zona da Quinta da Maia. O início das plantações contou com a presença dos vereadores Ana Bastos, Carlos Lopes e Francisco Queirós.

O Dia da Floresta Autóctone, assinalado hoje, 23 de novembro, foi criado para realçar a importância do património natural florestal português relativamente às espécies que o constituem e ao serviço que prestam enquanto ecossistema natural.

 

 

Como não podia deixar de ser, a CM de Coimbra juntou-se às comemorações nacionais deste dia, com a plantação simbólica de 100 árvores autóctones na zona da Quinta da Maia (encostas da rua José Castilho), num espaço que tem vindo a ser ambientalmente recuperado e atualmente ocupado com algumas espécies exóticas infestantes.

 

 

A presença dos 3 vereadores da autarquia evidencia a importância que a temática ambiental adquire para o atual executivo, um tema comum a diversos pelouros. Ana Bastos, com a pasta do Urbanismo; Carlos Lopes, com o pelouro do Ambiente; e ainda Francisco Queirós, responsável pelos Espaços Verdes e Jardins, estiveram presentes no arranque da plantação simbólica. A plantação contou também com a presença do presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, Francisco Rodeiro.

 

 

A plantação incide na instalação de 50 exemplares de sobreiro (Quercus suber) e 50 exemplares de carvalho-alvarinho (Quercus róbur), espécies que fazem parte do elenco florestal das encostas daquela área, sendo ainda possível observar alguns exemplares notáveis na zona envolvente.

 

 

Pretende-se também, com a plantação de carvalho-alvarinho, alertar para a importância de serem adotadas práticas de proteção das espécies que constituem os carvalhais portugueses e que não tem atualmente qualquer estatuto legal de proteção.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×