21 Dezembro 2021

CM Coimbra abre novo concurso para requalificar piscinas Luís Lopes da Conceição

CM Coimbra abre novo concurso para requalificar piscinas Luís Lopes da Conceição

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na sua reunião do executivo de ontem, uma proposta de abertura de um novo concurso público para requalificar as piscinas municipais Luís Lopes da Conceição, em São Martinho do Bispo, com um preço base de 571 mil euros e um prazo de execução de 300 dias.

A CM Coimbra vai lançar um novo concurso público para requalificar e conservar o edifício das piscinas municipais Luís Lopes da Conceição, em São Martinho do Bispo. Em julho de 2021, a autarquia abriu o primeiro concurso, com o preço base de 334.629,80€ e um prazo de execução de 270 dias. No entanto, a única empresa que concorreu não apresentou os documentos exigidos.

 

Agora, a autarquia lança um novo concurso público, por se tratar “de uma obra muito urgente, dada a necessidade de intervenção nas vigas estruturais em madeira e de suporte da cobertura do edifício, bem como de outras obras de conservação e requalificação, destinadas à correção de várias patologias e melhoria das condições atuais de exploração”, segundo informação técnica que foi analisada na reunião do executivo municipal.

 

A empreitada pretende a reparação de seis vigas estruturais em arcos triarticulados, através da aplicação de próteses metálicas, constituídas por chapas e ligadores, bem como a substituição dos troços danificados por novos elementos em madeira, de qualidade, secção e classe de resistência equivalentes às vigas existentes.

 

Nos pavimentos estão previstos trabalhos de remoção e lavagem da gravilha para posterior aplicação, após limpeza de resíduos orgânicos aderentes e de vegetação no local da reposição. Incluem-se os trabalhos de espalhamento de gravilha lavada de origem calcária, com granulometria idêntica à existente, apenas para recarga do pavimento, bem como os que se referem ao levantamento de pavimento em lajetas pré-fabricadas de betão e respetiva base de assentamento em aterro compactado para reconstituição do mesmo. O guarda-corpo será reforçado com novas peças pré-fabricadas em betão, fixadas através de armadura de aço previamente inserida e colada com adesivo químico em furação a executar no coroamento do muro de suporte. Os prumos metálicos serão fixados às peças de betão através de cavilhas de expansão.

 

Já no interior do edifício prevêem-se trabalhos de carpintarias, serralharia, assim como o tratamento das infiltrações dos taques. Neste âmbito serão limpos e removidos os locais afetados, recorrendo a meios de demolição mecânica, caso necessário. Serão ainda impermeabilizadas as caleiras perimetrais de transbordo e substituídas as caleiras de drenagem dos chuveiros em PVC, pintados os elementos em madeira do interior da nave e das superfícies interiores em betão.

 

No exterior do edifício estão previstas pinturas, reparações do revestimento e das caleiras da cobertura.

 

Nas instalações elétricas prevê-se a requalificação da iluminação normal e de emergência, através da substituição das luminárias fluorescentes, que se encontram danificadas, por outras do tipo LED, para melhorar a sua qualidade, eficiência e o conforto visual. O Sistema Automático de Deteção de Incêndio, será também objeto de intervenção, através da substituição de equipamentos avariados.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×