Nos próximos oito anos, a autarquia terá em atividade mais 10 veículos de remoção de resíduos urbanos, no âmbito de um concurso público internacional para o aluguer operacional destas viaturas. As viaturas estão decoradas com a mensagem “Coimbra Zero Resíduos – Estamos Juntos”, apelando ainda aos famosos “três r’s”: “reduza”, “reutilize” e “recicle”.
Um investimento global de 4.374.187,50 euros, que foi adjudicado em cinco lotes distintos, tendo em consideração as especificidades das viaturas.
O lote 1 inclui o aluguer operacional de dois veículos pesados de recolha de resíduos urbanos, com 5,5 m3 de capacidade, com o objetivo de operar na Alta e na Baixa de Coimbra, por se tratar de zonas sensíveis com maior presença de visitantes.
Já o lote 2 inclui dois veículos pesados de recolha de resíduos urbanos, com 10 m3 de capacidade, visando a recolha em ruas mais estreitas. O lote 3 inclui o aluguer de três veículos pesados, com 16 m3 de capacidade, para recolha de resíduos urbanos em arruamentos de maior dimensão, com o objetivo de substituir três viaturas próprias que irão ser abatidas.
Por seu turno, o lote 4 inclui dois veículos pesados de recolha, com capacidade de 16 m3, grua e tremonha, o que permitirá a recolha do sistema “molok” (contentor semienterrado). Neste momento, dado o crescente número de contentores enterrados ou semienterrados instalados ou a instalar brevemente, estas viaturas são consideradas indispensáveis. Estes veículos também permitem a recolha e transporte de resíduos urbanos em arruamentos de maior dimensão.
Por fim, o lote 5 inclui um veículo pesado de transporte de resíduos urbanos, com sistema “ampliroll”, grua, pinça de resíduos, para fazer face à crescente utilização dos contentores para acondicionamento de resíduos (“polibenne”) e de apoio à única viatura existente para este efeito e que, por essa razão, tem elevada carga de utilização. Este veículo dará ainda apoio à recolha de monos e à recolha de verdes.
O júri do procedimento propôs a adjudicação dos lotes 1, 2, 4 e 5 ao concorrente Ecoambiente – Consultores de Engenharia, Gestão e Prestação de Serviços, S.A. Já o lote 3 foi adjudicado ao concorrente Hidromaster – Conservação de Superficie, Lda.