26 Abril 2022

CM Coimbra promove 2ª Edição do Encontro Desafiar a Inclusão com o mote “Os Desafios da Autonomia”

CM Coimbra promove 2ª Edição do Encontro Desafiar a Inclusão com o mote “Os Desafios da Autonomia”

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra promove, na próxima sexta-feira, dia 29 de abril, a segunda edição do Encontro Desafiar a Inclusão, organizado pelo Grupo de Trabalho das Pessoas com Deficiência da Rede Social da CM. A iniciativa com o mote “Os Desafios da Autonomia” vai decorrer ao longo de todo o dia, no Auditório do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC), e conta com a presença da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, na sessão de abertura. A vereadora Ana Cortez Vaz, com o pelouro da Ação Social, vai acompanhar a iniciativa. A participação no evento é gratuita, mas requer inscrição obrigatória.

Com o objetivo de alertar para a problemática da pessoa com deficiência e ainda sensibilizar toda a comunidade em torno desta temática, a CM de Coimbra promove a segunda edição do Encontro Desafiar a Inclusão, na próxima sexta-feira, dia 29 de abril, no Auditório do ISEC. Com o tema “Os Desafios da Autonomia”, a iniciativa vai contar com a participação Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, na sessão de abertura e boas-vindas, que começa às 9h30. A vereadora Ana Cortez Vaz, bem como o presidente do ISEC, Mário Velindro, participam também na sessão de abertura.

 

O evento é gratuito, mas limitado a 150 pessoas, pelo que é obrigatória a inscrição: https://forms.gle/XF4ruoGUpSaJCznK7. A iniciativa é dinamizada pela Divisão de Intervenção e Ação Social (DIAS) da CM de Coimbra, designadamente pelo Grupo de Trabalho das Pessoas com Deficiência da Rede Social.

 

Após a sessão de abertura, decorre o painel “Autonomia e Perda de Autonomia”, com a moderação da vereadora Ana Cortez Vaz e a participação da APPACDM Coimbra, da APCC e da ACAPO. Às 11h15, tem lugar um painel relativo à empregabilidade, com a participação do Instituto para o Fomento e Desenvolvimento do Empreendedorismo em Portugal, do Instituto de Emprego e Formação Profissional e da Farmácia Luciano & Matos, com a moderação de Helena Maria Albuquerque, presidente da Humanitas. Já às 14h, realiza-se um painel intitulado “Cuidadores (In)formais e Burnout”, com a presença de Berta Augusta, enfermeira do CHUC; Margarida Tomé, psicóloga; Rita Joana Pinheiro Maia, cuidadora informal; e da ACAPO. A moderação vai estar a cargo de Pedro Carrana, diretor de Departamento de Desenvolvimento Social, Saúde e Ambiente da CM de Coimbra. Às 16h00, ocorre uma palestra motivacional a cargo da Associação Os Rodinhas de Portugal, à qual se segue um painel sobre engenharia facilitadora da inclusão, com a participação de Luís Roseiro, professor do ISEC, e Telmo Pinão, atleta paraolímpico. Finalmente, a sessão de encerramento está prevista para as 17h00, a cargo de Pedro Carrana.

 

“Numa sociedade democrática e num Estado de Direito é determinante refletir sobre a inclusão de pessoas com deficiência, sendo cada vez mais importante dar voz a estas pessoas”, refere Ana Cortez Vaz. “Segundo dados da Organização das Nações Unidas, aproximadamente 10% da população mundial tem algum tipo de deficiência.  As pessoas com deficiência não podem e não devem ser sujeitas a obstáculos, restrições e limitações. Antes, a deficiência deve ser vista como algo que confere habilidades e competências distintas àquele indivíduo”, acrescenta a vereadora.

 

 

 

Inscrições (limitados a 150 pessoas):

https://forms.gle/XF4ruoGUpSaJCznK7

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×