20 Abril 2022

CM de Coimbra presta homenagem póstuma ao presidente da Associação Académica

CM de Coimbra presta homenagem póstuma ao presidente da Associação Académica

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra prestou esta tarde uma homenagem póstuma ao antigo presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (AAC), Cesário Silva, atribuindo-lhe a Medalha da Cidade – Grau Prata, no âmbito do programa municipal de comemoração dos 48 anos do 25 de Abril.

A CM entregou hoje à família de Cesário Silva, numa cerimónia no Salão Nobre do concelho, a Medalha da Cidade – Grau Prata, num evento preparado em articulação com a AAC, que contou ainda com uma atuação da Secção de Fado e um momento de evocação das crises académicas da década de 60, pela investigadora Teresa Carreiro. Estas iniciativas integram o programa “Uma Semana para comemorar Abril”, que o Município preparou para assinalar os 48 anos da revolução.

 

 “Apesar dos poucos meses em que assumiu funções como presidente da Direção Geral da Associação Académica de Coimbra, Cesário Silva mostrou um forte empenho e sentido de justiça em prol de toda a academia”, lê-se no texto que justifica a atribuição da distinção ao antigo dirigente estudantil, que morreu na sequência de um acidente de viação.

 

O presidente da CM de Coimbra , José Manuel Silva, afirmou que a morte de Cesário Silva foi “uma grande perda para Coimbra”, destacando que apesar de o tempo à frente da AAC ter sido “efémero” foi suficiente para deixar “um legado”. “A Câmara e a população de Coimbra não podiam deixar de se associar a esta singela, mas profunda e muito sentida homenagem a um líder estudantil que nos deixou de forma tão dramática e que nos marcou pelos seus traços de personalidade”, salientou o autarca.

 

A mãe do ex-presidente da AAC, Vera Fonseca, em representação da família de Cesário Silva, agradeceu a homenagem. “Era uma pessoa imensa. Saber que pelos sítios por onde passou conseguiu transmitir todas as suas qualidades, só nos pode deixar orgulhosos”, disse Vera Fonseca, de voz embargada. Num discurso aplaudido de pé, a mãe de Cesário Silva afirmou ainda que a homenagem “atenua um pouquinho” a dor de perder um filho.

 

Após os discursos, decorreu uma atuação da Secção de Fado da AAC, onde foram tocados, entre outros, temas como “Capa Negra, Rosa Negra”, “A Trova do Vento Que Passa” ou “Fado D’Anto”, onde Zeca Afonso canta: “Quando um estudante morre, os sinos tocam assim”. Após a cerimónia, decorreu uma sessão evocativa da Crise Académica de 1969, organizada entre a Câmara de Coimbra e a AAC, com destaque para os testemunhos da investigadora Teresa Carreiro e do vice-presidente da Direção-Geral da AAC, João Caseiro.

 

 

LUSA/ CM Coimbra

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×