15 Setembro 2022

Escola secundária José Falcão é a próxima a ser reabilitada

Escola secundária José Falcão é a próxima a ser reabilitada

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, afirmou ontem, durante uma visita à escola básica do 1º Ciclo (EB1) da Solum, que a escola secundária José Falcão é a próxima a ser reabilitada, pois está “completamente degradada” e “aguarda há muitos anos por uma intervenção”. “Foi uma das nossas preocupações iniciais, desencadear o processo para a recuperação desta escola [José Falcão] e logo a seguir será a escola básica do 1º e 2º ciclo (EB2/3) Eugénio de Castro”, referiu, salientando que existem outras escolas que também necessitam de intervenção.

José Manuel Silva recordou que quando chegou à presidência da Câmara Municipal, eleito pela coligação Juntos Somos Coimbra, “não havia nenhum projeto de recuperação da escola José Falcão”. “Nem no Ministério [da Educação], nem na Câmara Municipal. Desencadeámos um entendimento com o Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra, que conduziu a um Plano Funcional, para se elaborar o projeto de recuperação, e estamos só à espera da autorização da DGEstE [Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares] para podermos avançar com esse projeto”, informou.

 

O presidente da Câmara referiu, ainda, aos jornalistas que a escola secundária José Falcão “é uma escola classificada e com um grande valor patrimonial, que se encontra num estado de ‘degradação acelerada’. “Daí a nossa preocupação, em ser a Câmara a dar os primeiros passos para acelerar os procedimentos de recuperação da escola José Falcão, para que haja um projeto e, com ele, possamos pressionar o Governo para começar rapidamente as obras”, reiterou, adiantando que “o investimento andará, numa primeira apreciação e ainda sem o projeto estar elaborado, nos 15 milhões de euros”.

 

“Temos também que dedicar a nossa atenção a outras escolas que necessitam”, acrescentou o autarca, afirmando que “a seguir será a escola Eugénio de Castro”. 

 

 

CMC/LUSA

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×