11 Outubro 2022

CM de Coimbra promove Fórum da Rede Institucional das Adições de Coimbra na sexta-feira

CM de Coimbra promove Fórum da Rede Institucional das Adições de Coimbra na sexta-feira

Na próxima sexta-feira, dia 14 de outubro, decorre, na Casa Municipal da Cultura, o Fórum da Rede Institucional das Adições de Coimbra (RIAC). A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra, é dirigida às entidades locais com atuação na área das adições e dos comportamentos de risco. Abordar as quatro áreas de atuação: “prevenção, tratamento, redução de riscos e minimização de danos e reinserção” é o objetivo da iniciativa, que decorre no âmbito da implementação do Plano de Ação da RIAC 2022.

No âmbito da implementação do Plano de Ação da RIAC 2022, e para concretizar os objetivos que nele constam, designadamente “potenciar sinergias, competências e recursos locais e comunitários de resposta aos problemas das adições, especificamente nas áreas da prevenção, redução de riscos e minimização de danos, tratamento e reinserção”, decorre, na próxima sexta-feira, dia 14 de outubro, entre as 9h00 e as 17h00, o Fórum da Rede Institucional das Adições de Coimbra, na Casa Municipal da Cultura (Sala Sá de Miranda).

 

A iniciativa, da responsabilidade da Divisão de Intervenção e Ação Social da CM de Coimbra, pretende “promover o debate e a partilha de boas práticas e de estratégias de atuação no âmbito desta problemática e por debater os constrangimentos e limitações no âmbito da atuação profissional” e “abordar as quatro áreas de atuação: prevenção, tratamento, redução de riscos e minimização de danos e reinserção”. Nesse sentido, o Fórum é dirigido às entidades locais com atuação na área das adições e dos comportamentos de risco, bem como a entidades que, não estando diretamente ligadas à temática, possam beneficiar da iniciativa. A presença no fórum requer inscrição obrigatória através do seguinte formulário: https://forms.gle/C4qubP4T4DGKafMN6.

 

O Fórum da RIAC pretende, assim, mobilizar as diversas entidades com intervenção nesta área, em todo o concelho, “cujo trabalho em parceria é essencial para a promoção de respostas articuladas, eficazes e eficientes em diversas esferas de intervenção”.

 

Nesse sentido, este fórum afigura-se como uma oportunidade para atores sociais locais com atuação nesta área partilharem experiências e boas práticas, mas também desafios e contrariedades. Pretende-se, ainda, que o diagnóstico relativo a respostas, desafios, expectativas e necessidades, resultante dos contributos dos participantes nesta iniciativa sirva de mote ao Encontro da Rede Institucional das Adições de Coimbra, a realizar em 2023. Para tal, este evento vai contar com a presença de Maria do Rosário Pinheiro, docente na Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Coimbra, responsável por fazer a súmula dos contributos das intervenções de cada parceiro, bem como o diagnóstico do paradigma das adições e dos comportamentos de risco no concelho de Coimbra, relativo às quatro áreas de atuação discutidas. O Fórum vai contar, também, na sua sessão de abertura (9h15) com a presença da vereadora da Ação Social da CM de Coimbra, Ana Cortez Vaz.

 

Recorde-se que a Rede Institucional das Adições de Coimbra (RIAC) foi criada em 2006 através de uma parceria informal entre a Rede Social de Coimbra e a, então Delegação Regional do Centro do Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT), agora designada Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (DICAD), no âmbito da implementação do Plano de Ação da Rede Social de Coimbra – 2006, inserido no Eixo Prioritário de Intervenção – Saúde.

Anexos

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×