13 Outubro 2022

Coimbra levou talento e sustentabilidade ao segundo dia do Portugal Smart Cities Summit 2022

Coimbra levou talento e sustentabilidade ao segundo dia do Portugal Smart Cities Summit 2022

Ontem, dia 12 de outubro, segundo dia do Portugal Smart Cities Summit 2022, Coimbra apresentou projetos do “The Future City Challenge” e do Clube de Robótica da Escola Secundária Avelar Brotero. O dia contou ainda com três momentos de Smart Talk, onde foram abordados os temas: “A formação de talentos nas áreas de Sustentabilidade e Smart Cities” (com a participação da Universidade de Coimbra (UC), do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra e do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), com moderação a cargo de Miguel Fonseca, vereador da Economia da Câmara Municipal (CM) de Coimbra); “Os desafios atuais do setor da Água” (com a participação da Águas de Coimbra (AC) e da Universidade de Aveiro, com moderação de João Rebelo, Engenheiro Civil, com especialização em Ordenamento do Território; e “A cidade como laboratório vivo” (com a participação da FIKALAB, ESAB, Instituto Pedro Nunes (IPN), com moderação de Nuno Pimenta, responsável pelo projeto #CoimbraCityLab, e diretor do Departamento de Sistemas de informação e inovação da CM Coimbra).

A autarquia junta, no seu expositor (Pavilhão 4 | 4CO2), instituições de referência da cidade e agregadoras, empresas e startups que trabalham na área das cidades inteligentes. O stand do Município vai acolher, durante os três dias, a UC e a UC Business, o IPC e o INOPOL, o IPN e a IPN Incubadora, a Metro Mondego, a BOLT, o iParque, as AC e os SMTUC, o Itecons, a The Things Network e o FIKALAB (o laboratório da Critical Software), a Alpha Coimbra, o Nest Collective, a URUBU, a The Loop Co., a Primelayer, a Cleanwatts, a OWL, a Exo, entre outras. A Praxis e a ADOC – Associação de Doceiros de Coimbra também vão estar no espaço, promovendo respetivamente a cerveja e a doçaria do concelho.

 

O Portugal Smart Cities Summit, organizado pela Fundação AIP, é o maior evento nacional sobre cidades inteligentes. O evento, que decorre na FIL e termina hoje, assume-se como “o marketplace físico de criação de oportunidades de negócios entre empresas, universidades, associações, startups e municípios, com um objetivo comum de debater o futuro das smart cities e melhorar a vida dos cidadãos”, lê-se no website do evento.

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×