29 Novembro 2022

Intervenção inicial do vice-presidente Francisco Veiga | Reunião de Câmara, 28 de novembro

Intervenção inicial do vice-presidente Francisco Veiga | Reunião de Câmara, 28 de novembro

Intervenção do vice-presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Francisco Veiga, no período Antes da Ordem do Dia da Reunião de Câmara de 28 de novembro. Francisco Veiga recordou a campanha que a CM de Coimbra tem promovido, desde 17 de novembro, a propósito do Dia Mundial do Não Fumador.

 

Intervenção na íntegra:

 

A minha intervenção de hoje serve apenas para informar que a Divisão de Desenvolvimento Social, Saúde e Ambiente (DDSSA) se encontra a dinamizar uma Campanha de Sensibilização, a decorrer entre o dia 17 de novembro (Dia Mundial do Não Fumador) e o final do mês.

 

Esta ação tem como objetivo chamar a atenção da população para os riscos associados ao consumo de tabaco e, ao mesmo tempo, promover, junto dos fumadores, a divulgação dos serviços de saúde, existentes no concelho, que prestam consultas, gratuitas, no âmbito da cessação tabágica.

 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, todos os anos, o tabaco mata mais de 7 milhões de pessoas em todo o mundo. Em Portugal, o tabagismo é responsável por mais de 8.000 mortes por ano, sendo uma das principais causas de doenças cardiovasculares. 

 

O Plano Municipal de Saúde, cujo Plano de Ação se encontra em vigor desde 01 janeiro de 2022, prevê a “Realização de campanhas de sensibilização associadas à promoção da saúde e prevenção da doença, podendo estar associadas à comemoração de efemérides”, como é o caso desta iniciativa.

 

Por toda a cidade, e até ao final do mês, encontram-se espalhados, e divulgados nas redes sociais e canais digitais do Município, vários cartazes referentes à campanha, com um QRcode que redireciona os utilizadores para uma área no site da CMC onde estão identificados e devidamente atualizados os vários locais/ serviços onde os fumadores poderão recorrer, caso pretendam deixar de fumar.

 

Neste sentido, estamos perante uma ação que visa não só consciencializar para os malefícios do tabaco, mas também orientar e prestar aconselhamento, através da disponibilização de informação útil, potenciando deste modo os efeitos pretendidos.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×