4 Novembro 2022

José Manuel Silva presente na inauguração de Centro de Pesquisa do Hospital da Beira, apoiado pela CM de Coimbra

José Manuel Silva presente na inauguração de Centro de Pesquisa do Hospital da Beira, apoiado pela CM de Coimbra

O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, José Manuel Silva, encontra-se em Moçambique. José Manuel Silva participou hoje, dia 04 de novembro, na inauguração, do Centro Formação e Pesquisa em Ciências da Saúde no Hospital Central da Beira (HCB), que contou com o apoio da CM em 100 mil euros, na sequência de um protocolo com a associação não governamental Health4Moz.

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra assinou, a 03 de agosto, um protocolo com a Associação Health4Moz – Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) para a construção do Centro Formação e Pesquisa em Ciências da Saúde no HCB, na cidade-irmã da Beira que, em 2019, foi uma das mais afetadas pelo ciclone Idai, financiando com 100 mil euros a construção do Centro. Este apoio foi aprovado na Reunião de Câmara de 13 de junho. Esta semana, o presidente da CM de Coimbra deslocou-se a Moçambique para participar na inauguração deste novo importante equipamento, com um programa que conta ainda com encontros e reuniões com autarcas locais.

 

Este equipamento vai permitir o ensino pré e pós-graduado (inclusive com simulação), conferências, investigação e telemedicina, entre outras valências. A cerimónia de inauguração foi presidida pelo ministro da saúde de Moçambique, Armindo Tiago, e contou com a presença, além do presidente da CM de Coimbra, do embaixador de Portugal em Moçambique, António Costa Moura, do administrador da VISABEIRA em Moçambique, Pedro André de Sousa, da secretária de estado da Província de Sofala, Stela Zeca, do presidente do Município de Beira, Albano Carige, do governador da Província de Sofala, Lourenço Ferreira Bulha e da diretora do Serviço Provincial de Saúde, Priscila Felimone.

 

Recorde-se que o ciclone Idai afetou pelo menos 2,8 milhões de pessoas em três países africanos e a área submersa em Moçambique chegou a ser de cerca de 1300 quilómetros quadrados, segundo estimativas de organizações internacionais. A cidade da Beira, no centro litoral de Moçambique, geminada com Coimbra desde 1997, foi uma das mais afetadas na noite de 14 de março de 2019.

 

Na altura, a CM de Coimbra, prontamente, organizou uma recolha de bens alimentares e de primeira necessidade para ajudar o povo moçambicano, em particular da cidade-irmã da Beira, tendo em conta as necessidades imediatas determinadas pelo governo moçambicano. Mais tarde, em setembro desse ano, o município celebrou um protocolo com a Associação Health4Moz que visou uma comparticipação financeira de 100 mil euros destinada, exclusivamente, a suportar encargos referentes à reconstrução urgente do Hospital Central da Beira (HCB).

 

Um contributo importante para atenuar as dificuldades sentidas, nomeadamente a urgência na reconstrução do bloco operatório do HCB. A missão, coordenada pela Health4Moz, contou com diversos apoios institucionais e foi concluída com sucesso, tendo os serviços cirúrgicos sido retomados a um de novembro de 2019.

 

A CM Coimbra volta, assim, a apoiar com sucesso a cidade da Beira, desta feira na construção do Centro Formação e Pesquisa em Ciências da Saúde no HCB. Para tal, foi decisivo o protocolo com a Health4Moz, uma associação sem fins lucrativos de direito português criada há seis anos por um grupo de médicos e professores universitários portugueses em resposta ao repto de colegas moçambicanos. É reconhecido o trabalho desta associação em Moçambique e na cidade da Beira, onde se encontra envolvida em trabalhos e projetos de assistência humanitária nas áreas da saúde, incluindo ações de formação, assistência médica, medicamentosa e alimentar e capacitação do pessoal médico local.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×