9 Novembro 2022

Luminárias da Baixinha substituídas por tecnologia LED vão poupar 66%

Luminárias da Baixinha substituídas por tecnologia LED vão poupar 66%

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra, em parceria com a E-Redes, está a substituir, nas ruas da Baixinha, 124 luminárias do tipo lanterna por tecnologia LED. A substituição, desenvolvida no âmbito do projeto piloto “FlexIP”, vai implicar uma redução direta de consumo total de cerca de 66%. A vereadora da CM de Coimbra, Ana Bastos, acompanhada por Edite Silva, da E-Redes, e por Orlanda Duarte, em representação da Agência de Promoção para a Baixa de Coimbra (APBC), visitou, esta manhã, dia 09 de novembro, a Baixa, onde decorre ainda a implementação das luminárias, que é o primeiro projeto piloto nacional implementado em centro histórico.

A substituição das 124 luminárias da Baixinha, que está a ser promovida pela CM de Coimbra, em parceria com a E-Redes, vai implicar uma redução direta de consumo total de cerca de 66%. Este é o primeiro projeto piloto do país que a E-Redes está a implementar num centro histórico.

 

As novas luminárias têm um sistema (“cut off”) que permite rentabilizar o seu funcionamento, emitindo luz somente para onde ela é necessária, ou seja, para o pavimento e não para os edifícios. As luminárias são também dotadas de um sistema de controlo (ponto-a-ponto) que permite comandar cada luminária individualmente. Ao que acresce ainda o facto de a tecnologia LED ser radicalmente menos poluidora do ponto de vista luminotécnico relativamente à tecnologia atual de vapor de sódio de alta pressão.

 

A vereadora Ana Bastos visitou esta manhã as ruas da Baixinha onde está a ser feita a substituição das luminárias. A vereadora esteve acompanhada por Edite Silva, da E-Redes, e por Orlanda Duarte, em representação da APBC, bem como de técnicos municipais.

 

Esta substituição insere-se no piloto “FlexIP”, desenvolvido no âmbito do laboratório vivo de inovação tecnológica #CoimbraCityLab, que pretende criar nesta zona um laboratório vivo com vista à criação de mais uma rede inteligente. Recorde-se que, já em julho deste ano, a CM de Coimbra apresentou o projeto de iluminação inteligente na Quinta de S. Jerónimo.

 

Sobre as restantes luminárias instaladas que ainda não são de tecnologia LED, além do plano de substituição acordado com a E-Redes, o Município está a avaliar com empresas de serviços energéticos a forma mais rápida e eficiente de conseguir maiores poupanças energéticas e consequentemente redução de custos. Realça-se, no entanto, que por questões de segurança, pode ser necessário reajustar pontualmente o posicionamento de algumas luminárias ou também colocar luminárias adicionais para alargar o sistema a zonas onde atualmente não existe. Já em 2023, está prevista uma outra fase de substituição de um número idêntico de luminárias na zona da Alta.

 

O Município de Coimbra continua, assim, a desenvolver projetos em distintas áreas de trabalho que desenvolvem conceitos e novas abordagens na gestão urbana sustentável e inteligente, nomeadamente através do seu laboratório vivo de inovação tecnológica, #CoimbraCityLab.  Os dois pilotos conjuntamente com outros projetos em curso, reforçam Coimbra como um laboratório vivo para experimentar a inteligência da cidade, promovendo não só o desenvolvimento de novas parcerias, mas também novas tecnologias, soluções e ideias que apoiam a gestão inteligente e sustentável de uma cidade do futuro.

 

Além da iluminação, pretende-se também testar vários sensores no universo da “IoT” (Internet das Coisas), nomeadamente rega inteligente (smart irrigation), contagem de veículos, temperatura, humidade, medição de CO2, partículas (PM2,5 e PM10), volume percentual de resíduos sólidos urbanos em cada contentor, entre outros. O objetivo é analisar os dados obtidos pelos sensores e avaliar como estes dados podem ser utilizados para apoiar a decisão de implementar medidas mais eficientes e sustentáveis.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×