27 Dezembro 2022

Coimbra é a terceira autarquia do país com melhores serviços online

Coimbra é a terceira autarquia do país com melhores serviços online

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra recebeu, na semana passada, em Braga, um diploma de reconhecimento por ocupar o terceiro lugar do ranking de municípios com melhores serviços online, tendo em conta os resultados do Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais (IPIC), um projeto da Universidade do Minho (UMinho), da Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e da Universidade das Nações Unidas – Unidade Operacional em Governação Eletrónica (UNU-EGOV). O galardão foi recebido pelo vereador da Economia da CM Coimbra, Miguel Fonseca, em representação do presidente da autarquia, José Manuel Silva.

Coimbra é a terceira Câmara Municipal do país com melhores serviços online. O reconhecimento foi feito, no passado dia 20 de dezembro, pelas entidades organizadores do IPIC – a UMinho, a AMA e a UNU-EGOV – numa sessão pública que decorreu na Galeria do Paço – Reitoria da UMinho, em Braga. Os organizadores entregaram diplomas às autarquias classificadas nas dez primeiras posições no índice global, nas seguintes categorias: tipo e atualização de conteúdos; acessibilidade, navegabilidade e facilidade de utilização; serviços online; e participação.

 

Esta é a 11ª edição do IPIC, um projeto criado em 1999, pelo GÁVEA – Observatório da Sociedade da Informação (ligado à Escola de Engenharia da UMinho), que analisa periodicamente a presença online dos municípios nacionais. Apesar da primeira edição do IPIC ter estudado apenas 153 websites de câmaras municipais (as que, à data, possuíam presença online), a partir de 2009 todos os 308 municípios nacionais passaram a ter página oficial na internet e a fazerem parte do IPIC. Refira-se, ainda, que esta iniciativa vem no seguimento da resolução do Conselho de Ministros 22/2001, que defende uma avaliação regular dos websites dos organismos da administração direta e indireta do Estado.

 

O evento contou com a intervenção do presidente da AMA, João Dias, da equipa do projeto IPIC – Delfina Sá Soares, Luís Amaral, Mariana Lameiras e Luís Miguel Ferreira – e do diretor para a Transição Digital do Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal, João Nuno Oliveira.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×