22 Dezembro 2022

Conselho Municipal de Saúde reuniu 16 entidades para analisar plano para Coimbra

Conselho Municipal de Saúde reuniu 16 entidades para analisar plano para Coimbra

A 4ª reunião do Conselho Municipal de Saúde de Coimbra, onde estiveram presentes os nove conselheiros e as 16 entidades de reconhecido mérito convidadas para o efeito, decorreu na passada semana, na Sala Mondego do Convento de São Francisco. O vice-presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra e vereador com o pelouro da Saúde, Francisco Veiga, fez uma breve apresentação do Plano Municipal de Saúde e o ponto de execução, situado nos 80%, das ações previstas até ao momento.

No dia 15 de dezembro, teve lugar a 4ª reunião do Conselho Municipal de Saúde, no Convento São Francisco, com a presença dos conselheiros e das entidades convidadas. Francisco Veiga recordou o Plano Municipal de Saúde e sublinhou o ponto de execução das ações previstas até ao momento, que atingiram cerca de 80% de taxa de execução.

 

Na reunião, foram também enumeradas outras atividades complementares dinamizadas por todos os departamentos da CM de Coimbra com impacto na saúde. Já as entidades presentes expuseram preocupações, recomendações e demonstraram ainda disponibilidade para colaborar na implementação das ações previstas no Plano Municipal de Saúde.

 

Por sua vez, o presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, fez ainda um ponto de situação quanto à transferência das competências na área da saúde para os Municípios. Recorde-se que, na Reunião de Câmara de 17 de março de 2021, o Executivo aprovou uma proposta de não aceitação do auto de transferência de competências na área da Saúde. A proposta remetida pela Administração Regional de Saúde do Centro, I.P. (ARSC) apresentava uma verba anual de 1,7M€, calculada com base no valor total de despesas de 2018 efetivamente realizadas pelo Ministério da Saúde, no âmbito dos serviços de apoio logístico, o que o município considerou desatualizado face ao hiato de quatro anos. Recorde-se que esta posição decorre ainda de uma deliberação unânime adotada na 6ª reunião ordinária do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×