11 Janeiro 2023

Águas de Coimbra instala bebedouros em escolas públicas do concelho

Águas de Coimbra instala bebedouros em escolas públicas do concelho

A Empresa Municipal Águas de Coimbra (AC) concebeu um bebedouro em forma de “Gota”, com o objetivo primeiro de beneficiar as escolas públicas do concelho de Coimbra. O primeiro bebedouro é hoje publicamente apresentado na Escola Básica 2,3 Inês de Castro, na presença do Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, da Vereadora com o pelouro da Educação, Ana Cortez Vaz, e do Conselho de Administração da AC.

A iniciativa foi desenvolvida por uma equipa multidisciplinar da empresa municipal, que envolveu profissionais de engenharia e de arquitetura paisagista, em coordenação com o Município de Coimbra. A peça original foi desenhada por um colaborador da AC com formação em arquitetura e o protótipo do projeto é o que hoje se apresenta na escola Inês de Castro. O resultado é um bebedouro em forma de gota de água, pensado para vir a equipar escolas e outros espaços públicos do concelho. Como se lê na memória descritiva do projeto, “o design leve e flutuante contrasta com a sua robustez, durabilidade e funcionalidade. Executada em betão armado a peça tem um espírito autêntico e citadino”.

 

O bebedouro foi idealizado para permitir encher garrafas, pelo que será oferecida uma “ânfora”, a garrafa de água reutilizável da AC, a cada aluno, docente e colaborador desta escola. Para além disso, as “Gotas” que vão ser instaladas noutros espaços públicos serão adaptadas também para animais. O design desta peça já foi registado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

 

A AC e a Câmara Municipal quiseram, com esta iniciativa, promover o consumo de água da rede pública do concelho de Coimbra, que é reconhecida pela sua ótima qualidade, mas também, em grande medida, beneficiar as escolas públicas que mais necessitam deste tipo de equipamentos. Numa primeira fase, estão identificadas 16 escolas públicas para virem a acolher este equipamento, que abrangem 70% dos alunos de estabelecimentos de ensino que estão sob a esfera municipal.

 

Esta ação tem, ainda, a dimensão de educação ambiental, uma vez que incentivar o consumo de água da torneira ou água da rede pública é promover hábitos mais sustentáveis. Essa mensagem é reforçada com o apelo à utilização de garrafas reutilizáveis, reduzindo o consumo de plástico descartável e diminuindo a pegada ecológica.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×