28 Fevereiro 2023

CM de Coimbra dá parecer favorável ao estatuto de utilidade pública da Quantunna

CM de Coimbra dá parecer favorável ao estatuto de utilidade pública da Quantunna

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na reunião do Executivo de 27 de fevereiro, uma proposta de parecer favorável de estatuto de utilidade pública da Quantunna – Associação Cultural, considerando que promove o conhecimento e a criação musical de tradição coimbrã.

A Quantunna – Associação Cultural pretende obter o estatuto de utilidade pública e, em resposta ao pedido de parecer da Secretaria-Geral da PCM, a CM de Coimbra vai emitir um parecer favorável, refletindo a atividade e o mérito desta associação. Na proposta de parecer considera-se que a Quantunna, fundada em julho de 2002, “desenvolve atividades que contribuem para o desenvolvimento artístico-cultural do Município de Coimbra, designadamente, ao nível da promoção do conhecimento e da criação musical de tradição coimbrã associada às vivências académicas da Universidade, razão pela qual constituem uma mais-valia na oferta cultural de Coimbra”.

 

No mesmo texto acrescenta-se que a associação “dinamiza manifestações culturais de génese académica, que permitem a partilha da cultura musical portuguesa e da tradição musical de raiz coimbrã com outros agrupamentos congéneres, as quais constituem motivo de atração de público proveniente não apenas da comunidade estudantil do ensino superior como também cidadãos de Coimbra e turistas, que contactam de forma espontânea e descontraída com o património cultural e musical criado no seio das vivências académicas da Universidade de Coimbra ex-libris da cidade”.

 

A Quantunna estabelece, ainda, “parcerias públicas que contribuem para uma acrescida afirmação da estrutura no contexto cultural local e regional, colaborando regularmente na programação cultural promovida pela Câmara Municipal de Coimbra. Integra o tecido associativo do concelho, sendo as atividades por si concretizadas de manifesto interesse público municipal”, acrescenta a informação.

 

Recorde-se que a Quantunna é herdeira da Tuna Mista da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, criada em 1996, então constituída, exclusivamente, por estudantes de Física da Universidade de Coimbra. A sua designação tem origem no conceito físico quantum, que significa quantidade elementar/indivisível. “O interesse e o gosto pela música académica e pelas tradições coimbrãs despertaram noutros estudantes a vontade de ingressar no projeto. Assim, seis anos depois, já com a colaboração de estudantes de outros cursos da academia coimbrã, a Tuna Mista esteve na origem da constituição da Quantunna – Associação Cultural, entidade que, pela via da música, contribui para a promoção de uma das mais vincadas formas de se viver o espírito académico que impera na cidade de Coimbra”, pode ler-se na informação técnica municipal.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×