O vice-presidente da CM de Coimbra presidiu à reunião, em substituição do presidente da autarquia, José Manuel Silva. Francisco Veiga apresentou aos presentes as várias atividades desenvolvidas e dinamizadas pelos diferentes Departamentos da CM de Coimbra com especial relevância e impacto na Saúde do Município.
Foi, depois, realizado o ponto de situação da transferência de competências na área da Saúde, pelo vice-presidente, com a intervenção da Diretora do Departamento de Edifícios e Equipamentos Municipais da CM de Coimbra, Ana Pimentel, da Representante da ARS Centro, Ilda Costa (em representação da presidente da ARS, Rosa Reis Marques), e da presidente do Conselho Clínico e de Saúde do ACeS BM, Almerinda Marques. A CM de Coimbra manifestou dúvidas relativamente aos montantes a serem transferidos para o Município, considerando que estes ficam muito aquém das despesas que terão de ser assumidas e suportadas.
De seguida, foi dado a conhecer aos presentes o ponto de situação da execução das ações do Plano Municipal de Saúde, bem como de todas as ações complementares, extraplano, que têm vindo a ser dinamizadas pela Divisão de Saúde da CM de Coimbra. Foi, de igual modo, apresentada uma proposta de alteração do Regimento do Conselho Municipal de Saúde, a fim de conferir outra dinâmica a este órgão consultivo, bem como tornar o documento mais coeso. A proposta foi aprovada por unanimidade e será agora submetida à Assembleia Municipal para deliberação e eventual aprovação.
Estiveram presentes na reunião quatro dos nove conselheiros que compõem este órgão consultivo e 31 entidades de reconhecido mérito, da área da Saúde, do Município de Coimbra, convidadas para o efeito.
A reunião do Conselho Municipal de Saúde contou, ainda, com a participação de novos convidados, de relevância na área da Saúde, nomeadamente do vereador Hernâni Caniço, da deputada municipal Lúcia Santos, do comandante da Polícia Municipal, Celso Marques, dos representantes da Associação Nacional das Farmácias – Delegação Centro, Paula Miranda e Francisco Pires, bem como da vice-presidente da Associação das Farmácias de Portugal, Manuela Pacheco, cujas participações serão, seguramente, uma mais valia para melhorar a Saúde do Município.
As entidades presentes apresentaram as suas preocupações e as sugestões, demonstrando total disponibilidade para colaborar com a Divisão de Saúde da CM de Coimbra na implementação das ações previstas no Plano Municipal de Saúde, bem como na promoção e na valorização da Saúde em Coimbra.