Esta Divisão ganhou autonomia com a entrada em vigor da nova estrutura orgânica, em janeiro deste ano, tendo agora ao seu dispor instalações renovadas, com áreas e condições ideais para desenvolver o seu trabalho diário na prossecução dos objetivos estratégicos, tendo em vista a promoção da saúde e bem-estar dos munícipes. Neste sentido, as novas condições permitirão o desenvolvimento de projetos, ainda em fase de construção, que terão como um dos seus pilares o acompanhamento e atendimento ao público em várias áreas.
Estas mudanças refletem a aposta do Executivo nesta área de intervenção municipal, que entende a saúde como um pilar prioritário do desenvolvimento sustentável e, por isso, deve ser colocada no centro de todas as políticas municipais, numa abordagem integral e de colaboração intersectorial. É, ainda, intenção deste Executivo dotar a Divisão de Saúde de recursos humanos e meios físicos adequados à prossecução dos objetivos estratégicos desta unidade orgânica, sendo essencial a constituição de uma equipa multidisciplinar com profissionais com formação específica em diferentes áreas da Saúde, de modo a promover, de forma integrada e holística, a saúde e bem-estar dos munícipes.
Recorde-se que o Município de Coimbra desempenha um papel decisivo no domínio da saúde e bem-estar da população, enquanto promotor das políticas de proximidade, da saúde e de equidade. No âmbito da Estratégia Municipal de Saúde, o Município tem em curso, em plena fase de implementação, o Plano Municipal de Saúde, que define, para o quadriénio 2021-2025, um conjunto de medidas e ações com impacto na saúde, de modo a tornar Coimbra um município cada vez mais saudável, com melhor qualidade de vida, que valoriza e contribui ativamente para a promoção da saúde e bem-estar da população residente.