14 Setembro 2023

Coimbra comemora Semana Europeia da Mobilidade de 16 a 24 de setembro

Coimbra comemora Semana Europeia da Mobilidade de 16 a 24 de setembro

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra associa-se, uma vez mais, à Semana Europeia da Mobilidade que, este ano, tem por tema a “Eficiência Energética”. A escolha do tema não é alheia à guerra na Ucrânia e o desafio passa por repensar, com urgência, a questão da dependência da Europa dos combustíveis fósseis e a necessidade imperativa de cortar com esta dependência energética. Coimbra vai assinalar a Semana de 16 a 24 de setembro, com um programa que inclui ações de sensibilização, uma corrida/caminhada, um passeio de bicicleta, uma mostra de veículos elétricos, debates, a inauguração do projeto Verde O’Parque, um balanço das obras dos Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM), a apresentação pública do Plano Municipal de Ciclovias e ruas fechadas ao trânsito, com as habituais atividades culturais e desportivas para todos os públicos.

A Semana Europeia da Mobilidade (SEM) 2023 é assinalada, em Coimbra, com um vasto programa de iniciativas promotoras da mobilidade sustentável, com atividades que pretendem, por um lado, promover a reflexão e a discussão sobre esta temática e, por outro, incentivar a mudança de hábitos comportamentais em prol de uma mobilidade mais sustentável. O evento foi apresentado hoje, dia 14 de setembro, em conferência de imprensa, pela vereadora dos Transportes e Mobilidade da CM de Coimbra, Ana Bastos – a quem coube a apresentação mais detalhada do programa –, pela vereadora da Educação e Ação Social, Ana Cortez Vaz, e pelo vereador da Juventude e Desporto, Carlos Matias Lopes.

 

Em Coimbra, o programa da SEM começa no sábado, dia 16 de setembro. Como é já habitual, há ruas que vão estar encerradas ao trânsito automóvel e servirão de palco para diversas atividades lúdicas e recreativas, desportivas e culturais. É o caso da rua da Sofia, que vai estar sem carros das 10h00 às 18h00, e onde vão decorrer diversas atividades, designadamente uma montra de artes e ofícios, uma arruada, uma demostração de capoeira, uma oficina de brinquedos populares durante a tarde, assim como uma mostra da construção de instrumentos tradicionais de Coimbra e atuações musicais.

 

Ainda no sábado, dia 16, tem início às 9h00 a interdição de circulação de veículos na rua Manso Preto, junto ao Mosteiro de Celas, que vai prolongar-se até ao dia 22 de setembro. Às 10h00, realiza-se a caminhada “Coimbra Inclusiva”, num percurso entre a Ponte de Santa Clara e a Ponte Açude. Participam nesta ação a ACAPO, Cavalo Azul, Rodinhas, APPACDM, a Associação Union Fraternelle Portugal e o Projeto Sexto Sentido. No Choupalinho, das 11h00 às 19h00, vai ter lugar a Mostra de Veículos Elétricos, com a participação das empresas UVE, Auto Maran, Leiribéria, Barreiro &Vilas, Sodicentro, Caetano Auto, Gesmo, Auto-Industrial, Litocar, MCoutinho, ChargeGuru, EVChargers e Bikezone. No âmbito desta mostra, acontece ainda o Encontro Regional de Veículos Elétricos.

 

Neste dia, entre as 10h00 e as 18h00, vai decorrer a ação “Conviver na Rua”, que vai implicar o encerramento de parte de um arruamento paralelo à rua Carolina Michaellis, junto ao Café Piolho e à pastelaria Tamoeiro, para a realização de um churrasco. Às 12h30, vai ser inaugurado o projeto “Verd’O Parque”, que resulta do Orçamento Participativo do Município de Coimbra e visou a transformação de uma zona do Parque Verde do Mondego, entre o Exploratório e o rio Mondego, num espaço de fruição para todos, que privilegia o contacto mais direto com a natureza e promove um estilo de vida mais saudável e sustentável e uma aprendizagem informal, proporcionada por diversos equipamentos criados. A inauguração vai contar com a presença do presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva.

 

Já no dia 17, domingo, o programa da SEM continua com atividades na rua João das Regras, que vai estar encerrada ao trânsito das 10h00 às 18h00, para a realização de uma feira da mobilidade, demostrações desportivas, uma arruada e atuações musicais. Também nesta rua, vai ter início o “Passaporte do Ciclista”, das 10h00 às 18h00, que consiste na realização do percurso até ao Choupalinho, com paragem nas várias “estações”, dinamizadas por diferentes entidades, que carimbam o passaporte do ciclista  Com o passaporte completo, o ciclista tem direito a um brinde a levantar na estação final da Câmara Municipal de Coimbra.

 

Também a Praça Infante D. Henrique, no Bairro Norton de Matos, vai estar encerrada ao trânsito automóvel no domingo, das 10h00 às 18h00, com o espaço a ser animado com ginástica sénior, dança, música, um torneio de xadrez, aeróbica e muito mais, numa colaboração com o Centro Norton de Matos e o Movement Gym. De referir, ainda, que, neste dia, continua patente a mostra de veículos elétricos no Choupalinho.

 

Na segunda-feira, dia 18 de setembro, às 14h30, vai decorrer uma ação de sensibilização na EB do Dianteiro, designada “Sai da Frente”, que procura sensibilizar os mais novos para a adoção de comportamentos corretos no espaço público. No dia 19, tem início no Convento São Francisco, às 14h30, um debate, intitulado “Coimbra, the right place to live”, moderado pela Coolectiva, e com a participação de José Carlos Mota, da Universidade de Aveiro, Carlos Pinheiro, Coimbra Futuro Possível, Pedro Costa e Tiago Cardoso, da CM de Coimbra, e da vereadora Ana Bastos, que vai encerrar os trabalhos.

 

O dia 20 de setembro é dedicado à apresentação do SMM e ao balanço da obra, às 9h30, com visita à Praça 25 de Abril, rua Dom João III, rua General Humberto Delgado, avenida Fernando Namora, Alto de São João, Túnel das Carvalhosas e Ponte da Portela. O ponto de encontro vai ser na Praça 25 de Abril. É uma visita destinada ao público em geral, mas sujeita a inscrição através do endereço semanadamobilidade@cm-coimbra.pt e limitada às 50 primeiras inscrições. Vai estar à disposição um autocarro para transportar os participantes. Às 15h00, na Avenida Central, vai ser apresentada, pelo Metro Mondego, a nova praça da estação “Câmara”.

 

Já no dia 21, o debate volta ao Convento São Francisco, às 14h30, com o mote “Coimbra, the right place to be greener”, moderado por Luís Santos Costa, da CM de Coimbra, com a intervenção inicial da vereadora Ana Bastos e a participação de Tiago Cavaco Alves, da Flixbus, André Maia, da LINK, Maria João Oliveira, dos SMTUC, Rui Pena, da E-Redes, Gonçalo Pacheco, da MOBI E e Carlos Ferraz, da PRIO.

 

No Dia Europeu sem Carros, 22 de setembro, decorrem diversas iniciativas em vários espaços da cidade. O programa tem início às 8h30, na EB de Assafarge, com uma ação designada “Comboio de Bicicletas”. Trata-se de uma experiência piloto em escolas cujos alunos tenham residência próxima. Às 14h30, no Anfiteatro 3.3, da FCTUC, Polo II-UC, vai ter lugar o concurso de fotografia “Retratar a Mobilidade Sustentável”, dedicado à mobilidade sustentável, promovido pelo Comité para o Campus Sustentável da Iniciativa Energia para a Sustentabilidade da Universidade de Coimbra.

 

Meia hora antes, às 14h00, no Mercado Municipal D. Pedro V, vai ter lugar a ação “Mov’in Your Buddy”, um projeto da ESN Coimbra, que promove a comunicação entre os estudantes locais e os estudantes internacionais para que os últimos possam ver as suas dúvidas esclarecidas em relação ao(s) semestre(s) de mobilidade que pretendem realizar. Às 17h00, na rua Manso Preto, vai haver um momento musical, pelo Grupo Cooperante ITERUM da Orquestra de Sopros de Coimbra, e vai ser feito o balanço da interdição à circulação de veículos nessa rua durante a Semana da Mobilidade.

 

O programa da Semana da Mobilidade em Coimbra termina no dia 24 de setembro. Às 10h00, tem início um passeio de bicicleta, com a colaboração da Kidical Mass, num percurso entre a Solum e o Parque Verde, com possibilidade de piquenique no final para partilha da experiência e das dificuldades encontradas no trajeto. O local de encontro é a Escola EB 2/3 Eugénio de Castro. Às 11h00, no Pavilhão Centro Portugal, vai ser apresentado o Plano Municipal de Ciclovias, por Joana Sobral, da CM de Coimbra.

 

Condicionamentos de trânsito e alterações das Linhas dos SMTUC

A Semana Europeia da Mobilidade vai obrigar a que os Serviços Municipalizados de Transportes de Coimbra (SMTUC) procedam a alterações no funcionamento da rede de transportes.

 

No sábado, dia 16, entre as 9h00 e as 19h00, na rua da Sofia, a circulação será desviada das zonas do Arnado/Palácio da Justiça para a avenida Fernão de Magalhães, rua de Aveiro e rua de Saragoça. As paragens da rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes (Jardim da Manga e Mercado Municipal) vão permanecer temporariamente fora de serviço. Já entre as 10h00 e as 14h00, as ligações entre o largo da Portagem e a avenida João das Regras, normalmente asseguradas via ponte de Santa Clara em ambos os sentidos, serão redirecionadas para as pontes Açude ou Rainha Santa Isabel.

 

No domingo, dia 17, entre as 9h00 às 19h00, a avenida João das Regras estará interdita ao trânsito devido às atividades programadas para a Semana Europeia da Mobilidade. Nesse período, a circulação dos transportes será desviada para a avenida de Conímbriga, rua António Luis Verney e avenida da Guarda Inglesa. De forma a minimizar o impacto da supressão das paragens na avenida João das Regras, serão instaladas duas paragens provisórias (uma em cada sentido) na avenida de Conímbriga, nas proximidades do parque de estacionamento da Praça das Cortes de Coimbra. Refira-se, ainda, que os SMTUC estarão presentes nas iniciativas “Mostra de Veículos Elétricos”, na praça da Canção, e no “Passaporte do Ciclista”, na avenida João das Regras.

 

Também no domingo, e como forma de promoção e sensibilização para a utilização dos transportes públicos, o acesso a toda a rede de transportes será gratuito.

Anexos

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×