Recorde-se que o Programa de Reordenamento e Gestão da Paisagem dos Montes Ocidentais e Beira Alta (PRGP-MOBA) está em discussão pública até ao dia 21 de novembro. O documento tem por objetivo promover uma transformação da paisagem no sentido de uma maior resiliência aos fogos rurais, dotando os territórios com mais atividades económicas ligadas aos seus recursos naturais e maior equilíbrio do ponto de vista da sua biodiversidade e capital natural.
Durante o período de discussão pública, os documentos encontram-se disponíveis para consulta no Portal PARTICIPA, no portal da Direção-Geral do Território, na Divisão de Planeamento Territorial da Câmara Municipal de Coimbra – na Praça 8 de Maio, nos dias úteis das 9h30 às 12h00 e das 14h30 às 17h00 – e, ainda , em Documentos em apreciação pública — Câmara Municipal de Coimbra (cm-coimbra.pt).
O trabalho de elaboração deste PRGP, da responsabilidade da Direção Geral do Território (DGT), evidenciou a importância da estreita colaboração entre os municípios (Arganil, Coimbra, Góis, Lousã, Miranda do Corvo, Penacova, Penela, Tábua, Vila Nova de Poiares), as entidades regionais, os atores e a academia.
A sessão pública de 23 de outubro pretende esclarecer e ouvir os participantes sobre as opções e propostas de reordenamento e transformação da paisagem, que constam dos documentos em divulgação no Portal Participa, no Portal da DGT e nas sedes dos municípios envolvidos.
Pretende-se com este processo colaborativo de reflexão e discussão pública alcançar um modelo territorial que faça verdadeiramente a diferença no desenvolvimento dos territórios e consequente bem-estar das populações.
O programa da sessão começa, às 18h00, com intervenção do presidente da Câmara Municipal de Penacova, Álvaro Coimbra, a que se segue a diretora Geral do Território, Fernanda do Carmo, e a apresentação, pela equipa técnica, do PRGP dos Montes Ocidentais e Beira Alta e das opções de reordenamento e gestão da paisagem em Discussão Pública. O encontro termina após o debate das propostas.