O Dia Internacional da Proteção Civil, que se assinala, anualmente, a 1 de março, pretende alertar e sensibilizar para a importância da proteção civil na salvaguarda da vida humana, da propriedade e do património cultural e ambiental, face à ocorrência de acidentes graves e catástrofes, e ainda prestar tributo a todos os seus agentes. Tendo em consideração importância do papel da Proteção Civil na sociedade, a CM de Coimbra decidiu, por isso, voltar a assinalar a efeméride com um conjunto de atividades que vão decorrer de 29 de fevereiro a 2 de março na Casa Municipal da Proteção Civil.
O Serviço Municipal de Proteção Civil preparou, para este ano, um programa dirigido ao público em geral, mas em especial aos mais novos e à comunidade escolar, que integra um conjunto de atividades com as quais se pretende sensibilizar e capacitar os mais novos para os riscos a que estamos sujeitos e as formas como nos podemos defender e ajudar a defender outros, conferindo medidas de autoproteção que possam contribuir para uma melhor formação cívica e pessoal.
Assim, a Casa Municipal da Proteção Civil vai contar com a presença de vários simuladores de situações de risco, nomeadamente de acidentes rodoviários, incêndios rurais e sismos, para, assim, proporcionar uma experiência interativa, divertida, singular e inesquecível a todos os que os experimentarem. Esta atividade vai contar com o apoio da Prevenção Rodoviária Portuguesa, do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial, da DRAGER Portugal, da PRETENSA – Inovação em Engenharia, da Fundación MAPFRE e da DEKRA Portugal.
No local, haverá, ainda, uma exposição de veículos e equipamentos com a presença dos agentes de proteção civil e entidades colaborantes, nomeadamente a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, a Polícia de Segurança Publica, a Guarda Nacional Republicana, o Exército Português, o Instituto Nacional de Emergência e Médica, a Cruz Vermelha Portuguesa, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Coimbra e o Corpo de Bombeiros Voluntários de Brasfemes.
Será, também, lançado o desafio às escolas para aderirem ao concurso “Todos, por uma Coimbra mais Segura”, dirigido aos alunos do 1º, 2º e 3º CEB da rede pública e privada do concelho. O objetivo do concurso, organizado em conjunto com a Divisão de Educação do Departamento de Educação e Saúde da autarquia, passa por estimular a cultura de segurança nos mais jovens, desafiando-os a desenvolver e implementar uma campanha de comunicação sob os conceitos de prevenção e resposta face a situações de risco. Pretende-se, pois, que criem conteúdo claro e específico sobre a redução do risco de acidente grave ou catástrofe, promovendo a adoção de boas práticas, e será valorizada a criatividade dos alunos. Esta é, assim, uma forma lúdica de explorar as temáticas em concurso, em contexto escolar, envolvendo ativamente os participantes na consciencialização de riscos e perigos e promovendo uma competição que estimule a cooperação e dinâmica de grupo.
Os trabalhos elaborados pelas turmas serão expostos e sujeitos a votação do público, durante os três dias do evento, e daí resultará o apuramento dos três trabalhos mais votados dentro dos três grupos: turmas do 1º CEB, do 2º CEB e do 3º CEB. Os resultados da votação serão divulgados na semana seguinte. As três turmas vencedoras vão receber prémios oferecidos pelo Exploratório – Ciência Viva Coimbra, Universidade de Coimbra (através do Gabinete de Curiosidades) e Quake – Museu do Terramoto de Lisboa.