4 Março 2024

Participação do Município de Coimbra na BTL foi uma aposta ganha e vai trazer mais visitantes à cidade

Participação do Município de Coimbra na BTL foi uma aposta ganha e vai trazer mais visitantes à cidade

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra considera a sua presença na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2024 muito positiva e um verdadeiro sucesso, estimando-se que mais de 20 mil pessoas tenham passado pelo stand do Município durante os cinco dias do certame. Coimbra foi, pela primeira vez, o Município Convidado da maior feira de turismo do país, e a sua participação contou com a parceria da Universidade de Coimbra, da Fundação Bissaya Barreto e da Praxis. A presença conjunta num stand único e inovador, uma programação de qualidade e a campanha de promoção desenvolvida pelo Município levaram os visitantes a procurar o stand e Coimbra a ganhar visibilidade e notoriedade. A autarquia acredita que, pela sua aposta na BTL, o destino venha a registar um aumento significativo de visitantes já a partir do ano de 2024.

A CM de Coimbra considera que a sua participação na 34ª edição da BTL, com a chancela de Município Convidado, representou para Coimbra uma oportunidade inédita de reforçar a visibilidade e a competitividade do destino. Foram meses de intenso trabalho e preparação, que permitiram a Coimbra divulgar o território e dar a conhecer, junto das empresas que atuam no setor e do público em geral, o melhor do seu património histórico, arquitetónico e cultural, sem esquecer, naturalmente, os sabores típicos da gastronomia e os produtos do património doceiro e cervejeiro. Estima-se que mais de 20 mil pessoas tenham passado pelo stand de Coimbra entre 28 de fevereiro e 3 de março.

 

Coimbra participou no certame com a chancela de Município Convidado, distinção que confere ao destino uma notoriedade acrescida.  Foram cinco dias em que o Município deu a conhecer o melhor da sua história, cultura e tradição, mostrando por que razão Coimbra é “the right place to be” e, também, “the rigth place to visit in 2024”.

 

O Município de Coimbra fez-se representar num stand individual, estrategicamente posicionado à entrada do Pavilhão 2, no espaço destinado ao Município Convidado. O stand, maioritariamente concebido com recurso a materiais LED e tecnologia avançada, baseado no conceito da sustentabilidade ambiental, destacou-se não só pelo formato inovador, mas também pelas dimensões e qualidade dos materiais, evidenciando-se em relação aos demais espaços promocionais devido aos seus imponentes sete metros de altura, sendo visível a partir de vários pontos do pavilhão.

 

Durante a sua participação, Coimbra deu a conhecer os principais ativos e os fatores de atratividade turística, mostrando as razões que a diferenciam enquanto destino. No dia de abertura e inauguração do stand, o Município aproveitou a ocasião para lançar um novo filme promocional, concebido dar a conhecer o que de melhor Coimbra tem para oferecer, convidando o visitante a (re)descobrir a cidade através de um olhar renovado, de modo a despertar uma ligação afetiva e emocional. O certame foi também o local escolhido para anunciar a criação de três novos roteiros temáticos – Roteiros dos Santos, Roteiro das Mulheres e Roteiro dos Órgãos de Tubos – que se juntam aos oito já existentes. Coimbra alarga deste modo a oferta turística, passando, assim, a dispor de 11 roteiros, que agora estão também disponíveis em formato digital em roteiros.coimbra.pt.

 

O Município de Coimbra anunciou ainda, em primeira mão, Os Quatro e Meia como cabeças de cartaz das Festas da Cidade, com atuação marcada para o dia 13 de julho, na margem direita do Parque Verde do Mondego, junto ao Pavilhão Centro de Portugal. Outra surpresa foi o anúncio do cantor angolano Matias Damásio como cabeça de cartaz do Fim de Ano em Coimbra. A BTL foi também o palco eleito para dar a conhecer e promover os eventos previstos para este ano, com a apresentação de uma nova agenda com os eventos calendarizados para 2024.

 

Entre os eventos apresentados no contexto da programação do stand, refira-se, a título de exemplo, a XIII Mostra de Doçaria Conventual e Contemporânea, com realização prevista nos dias 9 e 10 de março, a Feira Medieval, o Festival de Cerveja artesanal Brew! Coimbra, a Ano Zero’24 Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra e a 2ª edição do festival de rock Luna Fest e, na vertente desportiva, o Campeonato Europeu de Triatlo,  que terá lugar no Parque Verde, entre 14 e 23 de junho de 2024.

 

Sublinha-se, ainda, a colaboração e a participação de 12 empresas do Município de Coimbra no programa de Hosted Buyers, que tem como objetivo específico promover o destino junto de operadores turísticos internacionais. De acordo com a opinião recolhida junto dos representantes destas empresas, que desenvolvem atividade no setor, foi possível constatar que os diversos produtos apresentados estão alinhados com as tendências do mercado, registando-se um interesse crescente pelo destino. Os agentes acreditam que o aumento da notoriedade da marca Coimbra terá um efeito estratégico na diversificação da oferta e atração de investimento.  

 

Por todas estas razões, a Câmara Municipal considera que esta foi a edição em que Coimbra teve uma presença mais forte e impactante, sendo expectável que a visibilidade alcançada promova a notoriedade do destino e tenha efeitos visíveis já este ano, contribuindo para o aumento do número de visitantes e para projetar Coimbra como destino de eleição, no contexto nacional e internacional. O vice-presidente e vereador responsável pelo pelouro do Turismo, Francisco Veiga, mostrou-se, por isso, visivelmente satisfeito e orgulhoso, confirmando que a participação de Coimbra no certame foi “uma aposta ganha”. Francisco Veiga considera que “a participação de Coimbra na BTL como Município Convidado foi um impulso fundamental para afirmar o posicionamento da cidade e reforçar a competitividade do destino”.

 

Conjugado com a participação no certame, o Município de Coimbra anunciou, ainda, a implementação de um plano de comunicação alargado, com a duração de, pelo menos, 12 meses, que inclui a divulgação e promoção do destino em diversos suportes físicos e digitais, incluindo um outdoor estrategicamente situado, na A1, junto à saída para a Bobadela, mais concretamente ao Km 2,1. 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×