8 Maio 2024

CM de Coimbra celebra Eduardo Lourenço com concerto de Noiserv e inauguração de escultura de Leonel Moura

CM de Coimbra celebra Eduardo Lourenço com concerto de Noiserv e inauguração de escultura de Leonel Moura

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai celebrar Eduardo Lourenço no próximo dia 25 de maio, marcando, assim, o término das comemorações do centenário do seu nascimento com dois momentos distintos. O primeiro acontece às 16h00, com a instalação da escultura “Estátua Heterodoxa”, da autoria de Leonel Moura, na Casa da Cidadania da Língua, momento esse que inclui ainda uma conversa entre Leonel Moura e José Maçãs de Carvalho, moderada por Rui Jacinto. O segundo momento está marcado para as 21h30 e trata-se de um concerto inédito que junta Noiserv à Orquestra Clássica do Centro, sob direção do maestro Sérgio Alapont, a decorrer no Grande Auditório do Convento São Francisco. Os bilhetes estão à venda nos locais habituais e na BOL.

A escultura “Estátua Heterodoxa”, da autoria de Leonel Moura, é um retrato tridimensional do ensaísta Eduardo Lourenço com cerca de dois metros de altura. É composta por 100 peças realizadas em impressão 3D, numa técnica criativa original e de intenso colorido que representa o brilhantismo e a inovação do pensamento de Eduardo Lourenço. A escultura vai ser instalada na Casa da Cidadania da Língua. A ligação de Eduardo Lourenço à casa aconteceu em jovem, quando era aluno da Universidade de Coimbra. A casa era, para Eduardo Lourenço, o “castelo de sonhos de toda uma geração que não aceitava a realidade só por realidade e que pensava que o mundo precisava de ser alterado, modificado, desconstruído”. A biblioteca da agora Casa da Cidadania da Língua acolhe, desde 2015, parte do espólio de Eduardo Lourenço, com 3000 livros, doados por si à Câmara Municipal, e tem por isso o seu nome, numa homenagem feita ao pensador.

 

No próximo dia 25, a Casa da Cidadania da Língua passa, também, a acolher a escultura “Estátua Heterodoxa”, da autoria de Leonel Moura, um dos mais conceituados artistas portugueses, que foi adquirida pelo Município de Coimbra por cerca de 36 mil euros. A cerimónia de inauguração da obra tem início às 16h00 e inclui, ainda, às 17h00, a iniciativa “A multidimensionalidade de Eduardo Lourenço”, que junta Leonel Moura e o curador do Centro de Arte Contemporânea de Coimbra, José Maçãs de Carvalho, numa conversa moderada pelo geógrafo Rui Jacinto, membro da Comissão Executiva do Centro de Estudos Ibéricos, em representação da Universidade de Coimbra, e coautor do trabalho “Roteiro Eduardo Lourenço: Territorializar um Pensamento Desterritorializado”, apresentado como um dos pilares das comemorações. Importa recordar, ainda, que José Maçãs de Carvalho fez a curadoria da exposição “Visitante Ocasional”, patente no Centro de Arte Contemporânea de Coimbra de 11 de novembro do ano passado a 18 de fevereiro deste ano, inspirada na obra “Espelho Imaginário: Pintura, Antipintura e Não-pintura”, de Eduardo Lourenço, e integrada nas comemorações do centenário.

 

O término das comemorações do centenário do nascimento de Eduardo Lourenço acontece às 21h30, com Noiserv, projeto musical de David Santos e a Orquestra Clássica do Centro a realizarem um concerto inédito no Grande Auditório do Convento São Francisco. Esta viagem sonora e visual transporta para o palco do Grande Auditório o trabalho desenvolvido por David Santos, em 2018, para o documentário “O Labirinto da Saudade”, de Miguel Gonçalves, distinguido como melhor documentário nos Prémios Sophia. Uma estreia absoluta, que convida o público a deambular no pensamento de Eduardo Lourenço, desta vez na companhia da Orquestra Clássica do Centro, para um espetáculo que promete homenagear a multidimensionalidade de um dos maiores autores da cultura portuguesa.

 

Os bilhetes estão à venda nos locais habituais e na BOL e os preços variam entre os 15 euros para cadeiras de orquestra e 1ª plateia (13 euros para estudantes, maiores de 65 anos, grupos com o mínimo de 10 pessoas, desempregados e profissionais de artes performativas e de música) e os 13 euros para a 2ª plateia e balcão (11 euros para estudantes, maiores de 65 anos, grupos com o mínimo de 10 pessoas, desempregados e profissionais de artes performativas e de música). De referir que, neste espetáculo, é possível utilizar o Cartão Amigo CSF, que possibilita um desconto de 40% sobre o preço dos bilhetes. A bilheteira do Convento São Francisco está aberta diariamente, das 15h00 às 20h00, sendo ainda possível contactar o Convento através do telefone 239 857 191 ou do e-mail bilheteira@coimbraconvento.pt.

 

Refira-se, ainda, que Câmara Municipal de Coimbra integra a rede de parceiros que, durante o último ano, tem organizado iniciativas de homenagem a Eduardo Lourenço, reunidas aqui, rede essa constituída pela Câmara Municipal da Guarda, Universidade de Coimbra, Universidade de Salamanca, Instituto Politécnico da Guarda, Câmara Municipal de Almeida, Fundação Calouste Gulbenkian, Biblioteca Nacional, Instituto Camões, Centro Nacional de Cultura, Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Rede de Bibliotecas Escolares, Rede Intermunicipal de Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela, Direção Regional da Cultura do Centro, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Turismo Centro de Portugal, Turismo de Portugal, Fundação José Saramago e Casa Fernando Pessoa.

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×