“Bom dia Cerâmica” é a designação da iniciativa europeia que a Associação Italiana de Cidades de Cerâmica (AiCC) dedica à evocação do Dia Europeu da Cerâmica, desde 2016. Atualmente é já comemorado por cerca de 200 cidades de países europeus envolvidas na promoção e na valorização da arte e do artesanato cerâmico. Em Portugal, a iniciativa foi acolhida pela Associação Portuguesa de Cidades e Vilas Cerâmicas (AptCVC), que Coimbra integra desde 2023. Assim, o Município de Coimbra junta-se, pela primeira vez, a esta celebração, através da realização da “Festa da Cerâmica”, no sábado e no domingo, nos dias 18 e 19 de maio, com oferta de diversas atividades, dirigidas a todos os públicos.
O evento, centralizado na Rua Ferreira Borges, das 9h00 às 19h00, estende-se também a outro espaço, na Alta da cidade (Largo da Sé Velha), que divulga produtos que valorizam a cerâmica, seja de cariz tradicional ou contemporâneo, designadamente, a louça de Coimbra.
O objetivo da “Festa da Cerâmica” é levar os visitantes a entenderem o processo criativo na execução de uma peça em cerâmica, dando-lhes a oportunidade para aprenderem a pensar e a conceber um objeto, através da experimentação da modelação de barro ou da pasta de porcelana, do contacto com as matérias-primas e com as técnicas e ferramentas utilizadas, dando assim asas à sua imaginação. Trata-se da oferta de um conjunto de atividades que não exigem grande complexidade técnica, relativamente rápidas de executar, mas em que será possível transmitir as competências técnicas e estéticas necessárias para o desenvolvimento de produtos cerâmicos artesanais.
Com o intuito de que resulte num evento intergeracional, a “Festa da Cerâmica” juntará diversos artesãos, que demonstrarão o seu ‘saber fazer’, com trabalho ao vivo e recurso à concretização de ateliês dirigidos a todos os públicos e de participação livre, sem inscrição prévia. Numa ação de promoção e dinamização da cerâmica, dando visibilidade às distintas técnicas utilizadas na produção artesanal desta expressão artística ligada à origem da humanidade, espera-se a adesão, sobretudo, das famílias.
No sábado, dia 18 de maio, em frente ao Museu Municipal de Coimbra – Edifício Chiado, haverá duas atividades: das 10h00 às 13h00, Rosário Pereira, ceramista e formadora do CEARTE, dinamizará um atelier do azulejo, que permitirá aos participantes fazer uma pintura manual em azulejo. Já num período mais alargado, das 10h00 às 15h00, estará à disposição dos visitantes uma roda de oleiro, para o atelier de experimentação que a Ceramicar-te (Lufapo) proporcionará aos visitantes, sobretudo, aos mais pequenos.
Ainda no sábado, no estabelecimento comercial “Carlos Tomás – Cerâmica Artesanal”, no Largo da Sé Velha, ocorrerão dois ateliês de pintura tradicional do Prato Ratinho, o primeiro das 10h00 às 11h00 e o segundo das 15h00 às 16h00. A participação nesta atividade permitirá aos interessados explorar um tipo de faiança popular, também apelidada de “troca-trapos”, que inclui pratos, alguidares e tigelas, decoradas com peixes, aves, elementos vegetais, lavradores, músicos, pescadores e pastores, entre outros.
Já no domingo, dia 19 de maio, das 10h00 às 15h00, haverá um atelier de demonstração de pintura em cerâmica, promovido pela Ceramicar-te (Lufapo). A ceramista Maria Amorim, de Coimbra, convida as famílias a experimentarem a sua roda de oleiro, entre as 10h00 e as 18h00, na tentativa de fomentar o contacto das mãos com as propriedades do barro. No mesmo dia, e com o mesmo propósito de explorar e manusear este material, associando-o à utilização de técnicas e ferramentas adequadas, João Pedro Ferreira (ceramista e formador do CEARTE) realiza atividades que vão permitir aos participantes a execução de formas simples de cerâmica.
As peças executadas no âmbito das atividades promovidas pelo CEARTE poderão ser cozidas no Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património, com respetivo levantamento nas suas instalações na Pedrulha.
No domingo, cumprindo-se o calendário da programação regular levada a cabo pelo Município de Coimbra, associa-se à “Festa da Cerâmica” mais uma edição da Montra das Artes & Ofícios, nas Ruas Ferreira Borges e na Visconde da Luz, evento que valoriza, também, o trabalho de autor e as novas criações das artes e ofícios tradicionais, convidando visitantes e turistas a conhecer os artistas, os espaços ligados à sua arte e a descobrir, particularmente no dia em que a cidade celebra o Dia Europeu da Cerâmica, peças de cerâmica de Coimbra.
Consulte aqui o programa completo.