9 Maio 2024

Edmundo de Bettencourt homenageado a 18 de maio na Casa Municipal da Cultura

Edmundo de Bettencourt homenageado a 18 de maio na Casa Municipal da Cultura

A Câmara Municipal de Coimbra vai promover, através da Biblioteca Municipal, um fórum sobre Edmundo de Bettencourt, no sábado, dia 18 de maio, na Sala Francisco de Sá Miranda da Casa Municipal da Cultura. A iniciativa pretende assinalar os 125 anos do nascimento de um dos mais notáveis intérpretes da Canção de Coimbra, que influenciou várias gerações e cujo nome está associado a canções emblemáticas, tais como “Samaritana”, “Senhora do Almortão” ou “Coimbra Menina e Moça”.

O programa tem início às 15h00, com a sessão de abertura, e durante a tarde vão decorrer diversas intervenções de especialistas, entre essas de José Manuel Mendes, escritor e poeta, presidente da Associação Portuguesa de Escritores, sobre “A Poesia de Edmundo de Bettencourt”, e Jorge Cravo, técnico superior do Município e também ele intérprete da Canção de Coimbra, sobre os “Temas populares no repertório de Edmundo de Bettencourt”.

 

Às 16h30, vai haver espaço para uma conversa com o público, à qual se seguirá a conferência “Saber ouvir e compreender Bettencourt: da vocalitá coimbrã à voce declamata”, proferida por António Manuel Nunes, investigador-colaborador do CEIS20. Os trabalhos terminam com um tributo a Edmundo de Bettencourt por parte da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra.

 

Edmundo de Bettencourt nasceu no Funchal, a 7 de agosto de 1899, e é considerado um dos maiores cantores da Canção de Coimbra, tendo feito parte da chamada “Década d’0iro”. Foi, a par de nomes como Menano, Paradela e Góis, um dos grandes cantores da Coimbra dos anos de 1920. Aclamado por muitas gerações de cultores da Canção de Coimbra, e tendo sido mesmo acompanhado à guitarra por Artur Paredes, foi um pioneiro no aproveitamento de canções e elementos musicais tradicionais de várias zonas de Portugal. Edmundo de Bettencourt foi, igualmente, escritor e poeta de grande relevo, e fundou, em 1927, a mítica revista literária Presença, que abandonaria em 1930.

 

Importa, ainda, recordar que, por deliberação do executivo municipal, a Câmara Municipal de Coimbra instituiu o Prémio Edmundo de Bettencourt, em homenagem ao poeta-cantor presencista, em novembro de 2002. O prémio visa conceder, por parte da autarquia, o apoio financeiro à edição do melhor trabalho discográfico de originais apresentado no formato CD, no género Canção de Coimbra, promovendo assim a criação de novos temas e o aparecimento de novos valores neste género musical.

 

 

 

Programa:

15h00 – Sessão de Abertura

15h30 – Comunicação: Sobre a poesia de Edmundo de Bettencourt | José Manuel Mendes, (Escritor e poeta/Presidente da Associação Portuguesa de Escritores)

16h – Comunicação:  Os temas populares no repertório de Edmundo de Bettencourt | Jorge Cravo (Biblioteca Municipal de Coimbra)

16h30 – Conversa com o público

17h00– Conferência final: Saber ouvir e compreender Bettencourt: da vocalitá coimbrã à voce declamata | António Manuel Nunes (Investigador-colaborador do CEIS20)

18h30 – Tributo a Edmundo de Bettencourt pela Secção de Fado da AAC

19h – Encerramento

 

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×