A maior “montra” de artesanato ao ar livre que o Município de Coimbra promove nas ruas Ferreira Borges e Visconde da Luz, nos terceiros domingos de cada mês, vai contar na sua próxima edição, domingo, dia 19 de maio, com 27 expositores, que apresentam objetos feitos à mão, demonstrando, com trabalho de autor ao vivo, as diferentes fases de execução de uma peça artesanal. A iniciativa vai decorrer das 9h00 às 19h00.
Esta vai ser uma edição dedicada à cerâmica, com a “Montra das Artes & Ofícios” a cruzar-se com a celebração do Dia Europeu da Cerâmica, que a cidade comemora, em paralelo, na Baixa e na Alta, com a “Festa da Cerâmica”. Uma oportunidade única para a comunidade local, principalmente as famílias, aceder a um conjunto de ateliês vocacionados para a arte de criar peças em cerâmica.
Neste evento mais alargado, os visitantes poderão explorar diferentes áreas de artesanato tradicionais, como a cerâmica, a tanoaria, os trabalhos em couro, a tecelagem de Almalaguês, a loiça de Coimbra ou os utensílios em madeira. Um repertório artesanal tradicional em permanente diálogo com a vertente artística contemporânea, através da criação de produtos originais exibidos por novos criadores, seja no campo da ilustração, do design ou da joalharia.
Com o objetivo de envolver o tecido associativo do concelho nesta iniciativa de rua, o Município de Coimbra desafiou as associações do concelho a animarem o evento. Assim, nesta edição, o programa vai contar ainda com a apresentação do concerto “The Grauº” pela Motivos Alternativos – Associação Cultural, às 12h00; o desfile e a atuação do Rancho Típico de Vila Nova de Cernache, a partir das 15h00; e um momento de dança protagonizado pelos jovens da Academia de Cultura e Desporto Wolfdance, a partir das 16h00.
A “Montra das Artes & Ofícios” é um evento organizado pela CM de Coimbra, que tem como entidades parceiras a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, a CoimbraMaisFuturo e o CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património. As próximas edições do evento vão realizar-se a 16 de junho, 21 de julho, 18 de agosto, 15 de setembro, 20 de outubro, 17 de novembro e 15 de dezembro.