9 Maio 2024

Plano de Cogestão da Reserva Natural do Paúl de Arzila já foi aprovado para o período 2024-2026

Plano de Cogestão da Reserva Natural do Paúl de Arzila já foi aprovado para o período 2024-2026

O Plano de Cogestão da Reserva Natural do Paúl de Arzila para o período 2024-2026, que tem como objetivo criar uma dinâmica partilhada de valorização do espaço natural, com incidência específica nos domínios da promoção, sensibilização e comunicação, foi aprovado terça-feira, dia 7 de maio, no decorrer da quarta reunião da Comissão de Cogestão da Reserva Natural do Paúl de Arzila, liderada pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra. O vereador do Ambiente da CM de Coimbra, Carlos Matias Lopes, congratula-se com a rapidez e eficiência com que foi cumprido este objetivo.

Este instrumento de apoio à gestão da Reserva Natural foi elaborado pela Comissão de Cogestão e incide sobre o território desta área protegida, que envolve parte dos concelhos de Coimbra, Condeixa-a-Nova e Montemor-o-Velho, cujos municípios integram também essa comissão.

 

O plano prevê a realização de múltiplas ações de sensibilização e comunicação sobre o património natural, a dinamização de atividades que envolvam a utilização sustentável de recursos endógenos (como a vegetação com a qual são produzidas as esteiras), a reabilitação do Centro de Interpretação da Reserva Natural do Paúl de Arzila e a instalação de sinalética e requalificação de percursos, bem como a instalação de um parque de apoio ao visitante. O documento vai ser disponibilizado para consulta pública, respeitando os imperativos legais aplicáveis.

 

O vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Coimbra, Carlos Matias Lopes, considera que “a Comissão de Cogestão cumpriu, com particular rapidez, um objetivo que tínhamos previsto quando assumimos as competências da cogestão, abrindo-se finalmente o caminho para que as infraestruturas desta importante e única Reserva Natural possam ser priorizadas nos investimentos públicos ambientais com apoio dos fundos comunitários disponíveis”.

 

A Comissão de Cogestão é constituída pela Câmara Municipal de Coimbra, que a preside, Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, a Universidade de Coimbra, Escola Superior Agrária de Coimbra, a Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente, a Associação dos Amigos do Paul de Arzila e a Entidade Regional de Turismo do Centro.

 

A Reserva Natural do Paul de Arzila é a única Reserva Natural da Região de Coimbra e integra a rede de Pauis do Baixo Mondego. É classificada por diversos dispositivos comunitários como a Diretiva das Aves e a Diretiva Habitats e, em paralelo, é também protegida pela Convenção Ramsar, que promove a conservação das zonas húmidas a nível mundial.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×