O workshop é dinamizado pelo investigador do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente e docente no Departamento Ciências da Vida na Universidade de Coimbra, Jaime Ramos, e pretende contribuir para a aquisição de conhecimentos teóricos sobre a anilhagem, sobre quais os seus potenciais usos para o estudo e para a conservação, e práticas sobre procedimentos de extração e de manipulação das aves, de recolha de biometrias, idade e sexo. Este evento contribui, adicionalmente, para conhecer e identificar a biodiversidade da avifauna presente na RNPA e a sua importância nos ecossistemas.
Trata-se de iniciativa gratuita, dirigida a todos os que pretendem conhecer e iniciar-se nesta modalidade. Os interessados podem inscrever-se através do preenchimento do formulário https://forms.gle/1BN41MnZ3FettT9W7.
Recorde-se que, no final de 2021, a CM de Coimbra aderiu e assumiu a presidência do modelo de cogestão da RNPA, área protegida de âmbito nacional, com uma superfície de 535 hectares. O território do concelho de Coimbra integra 248,76 hectares da área total da reserva, cerca de 46% do Paul, incluindo o núcleo central, sendo a restante área abrangida pelos municípios de Condeixa-a-Nova e Montemor-o-Velho, que também integram este modelo de cogestão.
A RNPA foi criada a 27 de junho de 1988, pelo Decreto-Lei 219/88, pela sua importância ornitológica, como zona de passagem outonal para aves migradoras transarianas, área de alimentação e repouso para várias espécies, abrigo de espécies nidificantes estritamente paludícolas e local de invernada de espécies paleárticas. É a única Reserva Natural da região de Coimbra e integra a Rede de Pauis do Baixo Mondego. Classificada por diversos dispositivos comunitários, como a Diretiva das Aves e a Diretiva Habitats, é também protegida pela Convenção Ramsar, que promove a conservação das zonas húmidas a nível mundial.