9 Outubro 2024

CM de Coimbra promove workshop sobre anilhagem dia 19 na Reserva Natural do Paul de Arzila

CM de Coimbra promove workshop sobre anilhagem dia 19 na Reserva Natural do Paul de Arzila

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra, através do Departamento de Ambiente e Sustentabilidade, e a Universidade de Coimbra promovem, no sábado, dia 19 de outubro, um workshop de anilhagem de aves na Reserva Natural do Paul de Arzila (RNPA), das 7h30 às 11h00. A ação é dinamizada pelo investigador Jaime Ramos e o ponto de encontro é no Centro de Interpretação da Reserva Natural do Paul de Arzila. Esta iniciativa, gratuita e com necessidade de inscrição prévia, enquadra-se no âmbito das atividades da Comissão de Cogestão da RNPA.

O workshop é dinamizado pelo investigador do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente e docente no Departamento Ciências da Vida na Universidade de Coimbra, Jaime Ramos, e pretende contribuir para a aquisição de conhecimentos teóricos sobre a anilhagem, sobre quais os seus potenciais usos para o estudo e para a conservação, e práticas sobre procedimentos de extração e de manipulação das aves, de recolha de biometrias, idade e sexo. Este evento contribui, adicionalmente, para conhecer e identificar a biodiversidade da avifauna presente na RNPA e a sua importância nos ecossistemas.

 

Trata-se de iniciativa gratuita, dirigida a todos os que pretendem conhecer e iniciar-se nesta modalidade. Os interessados podem inscrever-se através do preenchimento do formulário https://forms.gle/1BN41MnZ3FettT9W7.

 

Recorde-se que, no final de 2021, a CM de Coimbra aderiu e assumiu a presidência do modelo de cogestão da RNPA, área protegida de âmbito nacional, com uma superfície de 535 hectares. O território do concelho de Coimbra integra 248,76 hectares da área total da reserva, cerca de 46% do Paul, incluindo o núcleo central, sendo a restante área abrangida pelos municípios de Condeixa-a-Nova e Montemor-o-Velho, que também integram este modelo de cogestão.

 

A RNPA foi criada a 27 de junho de 1988, pelo Decreto-Lei 219/88, pela sua importância ornitológica, como zona de passagem outonal para aves migradoras transarianas, área de alimentação e repouso para várias espécies, abrigo de espécies nidificantes estritamente paludícolas e local de invernada de espécies paleárticas. É a única Reserva Natural da região de Coimbra e integra a Rede de Pauis do Baixo Mondego. Classificada por diversos dispositivos comunitários, como a Diretiva das Aves e a Diretiva Habitats, é também protegida pela Convenção Ramsar, que promove a conservação das zonas húmidas a nível mundial.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×