O Departamento de Ambiente e Sustentabilidade da CM de Coimbra, através do Gabinete Técnico Florestal, está a efetuar a manutenção florestal na zona da Quinta da Maia. Esta intervenção permite criar condições de gestão florestal, melhorar o percurso pedestre já existente e a pequena área de lazer, bem como procura ainda garantir a gestão de combustível deste espaço florestal abraçado pelo núcleo urbano da cidade.
O presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, acompanhou os trabalhos esta tarde. O autarca salienta que a intervenção efetuada pelos serviços municipais pretende, à semelhança de outras similares, “implementar uma boa gestão florestal numa zona já integrada no meio urbano, garantir a segurança dos moradores da Quinta da Maia e promover a prática de atividades ao ar livre num local que, agora, ficará bem mais agradável”.
O autarca destacou ainda que a remoção de espécies infestantes vai permitir o crescimento de espécies autóctones, “como sobreiros, carvalhos e alguns medronheiros, que tornam a nossa floresta mais resistente”.
Esta intervenção já incidiu sobre uma área de cerca de quatro hectares e surge no seguimento de outras já realizadas em áreas de aptidão florestal em contexto urbano, como a Quinta dos Alpões ou a área adjacente à Rua Miguel Torga, no sentido ascendente, e de continuidade do Bosque dos Loios, entre outras.
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | João Pedro Lopes