Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

6 Agosto 2025

CM de Coimbra prepara próximo ano letivo e informa sobre o ponto de situação das obras nas escolas

No âmbito da preparação do ano letivo 2025/2026, estão atualmente em curso diversas empreitadas de requalificação em escolas do concelho de Coimbra. As intervenções incidem sobre edifícios de diferentes níveis de ensino e incluem ações de manutenção, ampliação e reabilitação de infraestruturas escolares. A Câmara Municipal (CM) de Coimbra informa os Encarregados de Educação do ponto de situação de cada empreitada, procurando facilitar o planeamento familiar e escolar no regresso às aulas, bem dá nota dos apoios previstos para o próximo ano letivo no âmbito da ação social escolar.

Escola Básica da Conchada

Está a ser construído um novo bloco, substituindo os antigos monoblocos. A obra foi iniciada em fevereiro deste ano, tem um prazo de execução de 540 dias e representa um investimento de cerca de 1,2 milhões de euros. Durante o ano letivo 2025/2026, as quatro turmas da EB1 da Conchada vão funcionar provisoriamente no Centro de Bem-Estar Social da Sagrada Família.

 

Escola Básica e Jardim de Infância de Eiras

Está em curso a ampliação do edifício, com a criação de uma nova sala e de gabinetes de apoio no primeiro andar. A empreitada, consignada em junho deste ano, tem um prazo de 360 dias e um investimento de cerca de 943 mil euros. As atividades do próximo ano letivo decorrerão em monoblocos junto ao pavilhão da Escola Básica Rainha Santa Isabel, conforme previamente comunicado aos Encarregados de Educação em reunião.

 

Escola Básica do Areeiro

Os trabalhos incluem pintura interior e exterior, reparação de pavimentos, substituição da caldeira a gás e reconstrução de um muro. A obra, iniciada em março, tem um valor de cerca de 115 mil euros e um prazo de execução de 150 dias.

 

Escola Básica e novo Jardim de Infância de Ceira

Está a ser adaptada uma ala do edifício para o funcionamento da valência de educação pré-escolar, com duas salas de atividade, uma sala para as AAAF e instalações sanitárias adaptadas. A obra iniciou-se a 5 de junho, com um prazo de 90 dias e um investimento de cerca de 43 mil euros. A conclusão está prevista para o início de setembro.

 

Escola Básica Eugénio de Castro

Decorre uma intervenção de requalificação integral, com um prazo de execução de 18 meses e um investimento de 10,6 milhões de euros, financiada através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A empreitada, iniciada em janeiro deste ano, abrange os edifícios principais, coberturas, pavilhão gimnodesportivo, balneários e espaços exteriores. Os trabalhos decorrem de forma faseada e com recurso a monoblocos, de modo a permitir o funcionamento das atividades letivas. A CM de Coimbra cedeu temporariamente as antigas instalações da Manutenção Militar, na Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes, para armazenamento de materiais e equipamentos escolares durante o decorrer da obra.

 

No total, as intervenções em curso representam um investimento superior a 12 milhões de euros, com recurso a fundos europeus e ao orçamento municipal.

 

Na passada semana, o presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, e a vereadora da Educação, Ana Cortez Vaz, acompanhados dos serviços municipais da Educação e dos Edifícios e Equipamentos Municipais, visitaram as escolas em obras.

 

Ação Social Escolar mantém apoios no ano letivo 2025/2026

 

O Município de Coimbra informa também os Encarregados de Educação que vai manter, no ano letivo 2025/2026, os apoios às famílias no âmbito da Ação Social Escolar, abrangendo cerca de 15.500 crianças e jovens da rede pública.

 

O investimento estimado é superior a 10,6 milhões de euros, incluindo: gratuitidade das refeições para todos os alunos da educação pré-escolar e do 1.º ciclo; apoios ao material escolar e cadernos de exercícios; atividades de animação e apoio à família e atividades nas férias; transporte escolar gratuito, incluindo situações específicas fora da cobertura legal nacional; apoio às visitas de estudo e aos agrupamentos escolares para aquisição de material pedagógico.

 

O Plano Municipal de Ação Social Escolar foi aprovado na reunião de 30 de junho, com parecer favorável unânime do Conselho Municipal de Educação, reunido a 25 de junho.

 

Mais informação aqui.

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)