A conferência vai ser proferida por Maria Helena da Cruz Coelho, professora da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, que vai evocar a trajetória do rei D. Dinis e da rainha Isabel de Aragão, explorando aspetos da sua vida conjugal, dos paços reais e, em particular, do quotidiano à mesa. Com base em documentação coeva, a intervenção vai abordar os oficiais de mesa e de cozinha, a baixela utilizada, os alimentos e as refeições do casal real, incluindo dietas alimentares prescritas pela Rainha Santa no hospital de Coimbra.
O jantar temático, servido após a conferência, tem o custo de 24,50 euros por pessoa e está limitado a 60 participantes. As inscrições encontram-se abertas e podem ser feitas através do e-mail dct@cm-coimbra.pt. A ementa recria sabores históricos, incluindo pão branco, escuro e meado, presunto, enchidos, queijo, caldo de aves, borrego abafado, vianda de leite, tigelada, pera bêbeda e melões de conserva. As bebidas incluem vinho arinto, vinho tinto, vinho malvasia e água mineral. A noite vai contar ainda com animação cénica e musical a cargo da companhia teatral Almanach.
A edição de 2025 dos Sabores da Escrita adquire um significado especial por coincidir com as efemérides dos 700 anos da morte de D. Dinis e da peregrinação a Santiago de Compostela de D. Isabel, bem como os 400 anos da sua canonização.