30 Dezembro 2015

CSCR de Quimbres inaugurou Lar de Idosos no 25.º aniversário

CSCR de Quimbres inaugurou Lar de Idosos no 25.º aniversário

O dia 12 de Dezembro de 2015, em que comemorou o seu 25.º aniversário, ficará na história do Centro Social Cultural e Recreativo (CSCR) de Quimbres.

 

De uma assentada, a instituição inaugurou um novo lar de idosos e a renovação e ampliação das restantes instalações, ao mesmo tempo que o padre Lucas Pio benzeu três novas viaturas. A obra no imóvel custou perto de 500 mil euros, tendo merecido um apoio financeiro da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) de 80 mil euros, que o presidente do CSCR de Quimbres, António Salgado, agradeceu.

O presidente da CMC, Manuel Machado, recordou as dificuldades de há 25 anos, então para o arranque do CSCR de Quimbres e o seu agrado por revisitar, hoje, o espaço “recriado com novas valências”. O autarca afirmou que outras instituições congéneres “contarão com o nosso apoio, ajuda e colaboração se adoptarem esta metodologia de trabalho”. “A verdade é que Coimbra tem, já, uma rede de equipamentos de qualidade. Precisa de melhorar, naturalmente, alguns deles, ampliar alguns, mas devemos fazê-lo com racionalidade, com escolhas, e onde há pessoas que mais precisam”, avaliou.

O presidente da CMC agradeceu o empenho dos dirigentes do CSCR de Quimbres neste último quarto de século e detetou um “detalhe interessante” na visita que minutos antes fizera às instalações: “O ar feliz das pessoas que já são utilizadoras nesta nova fase desta importante infraestrutura de Coimbra.” Formulando votos de felicidades aos utentes e Feliz Natal e bom Ano Novo para todos, Manuel Machado formulou ainda um desejo: “Que esta capacidade de fazer coisas a benefício do bem comum e da comunidade não esmoreça em cada um de nós.”

Num discurso essencialmente marcado pelos agradecimentos, António Salgado destacou alguns números. Entre eles, o apoio domiciliário a 45 utentes; 30 pessoas no Centro de Dia; creche para 30 crianças; 9 utentes no Lar de Idosos; distribuição de 55 refeições diárias a carenciados; alimentos para 46 agregados familiares; alimentação a 409 crianças do 1.º Ciclo e Jardins de Infância do Agrupamento de Escolas de São Silvestre; transporte diário de 104 alunos; enriquecimento curricular de 256 alunos do 1.º Ciclo; formação profissional a 1907 pessoas. Já o Gabinete de Inserção Profissional fez 9652 atendimentos, desde 2012, e colocou 150 desempregados.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×