Carlos Cidade salientou que, neste momento, já estão inscritos “mais de 1000” participantes, para além dos atletas de renome que irão marcar presença na prova, o que evidencia o sucesso do evento. A alteração da data, outra das novidades da edição deste ano, foi, segundo o autarca, “propositada, de modo a que os atletas que participam nas provas de Lisboa e Porto também pudessem estar presentes na São Silvestre de Coimbra”.
Carlos Cidade afirmou que a São Silvestre “é o culminar do crescimento do atletismo em Coimbra, com o aparecimento de novos clubes”, salientando também a quantidade e qualidade dos atletas, resultado de “um trabalho incansável do presidente da ADAC”, que é já reconhecido a nível nacional. O autarca enalteceu a colaboração com a EAC/ARC e com a ADAC desde há cinco anos.
O autarca manifestou ainda o desejo de que o projeto de reabilitação da pista de atletismo do Estádio Municipal Cidade de Coimbra possa “atrair eventos de cariz nacional e internacional”.
Por seu turno, o presidente da EAC/ARC salientou que “até ao final das inscrições esperamos ultrapassar o número de participantes do ano passado, continuando a ser a prova com mais finalistas”. Luís Gaspar revelou uma das novidades em relação ao itinerário desta edição que “irá passar nas ruas Visconde da Luz, Ferreira Borges e Sofia, locais emblemáticos da nossa cidade”. A prova contará novamente com atletas de renome nacional, assegurou.
Já David José Soares salientou que, à semelhança de outras edições, haverá a Mini São Silvestre que é aberta aos escalões mais novos, desde os benjamins A até aos juvenis. Esta prova conta com um percurso entre 800 a 3500 metros, de acordo com a idade dos participantes. “Uma oportunidade única dos mais novos participarem nos eventos da cidade”, concluiu.
A 41.ª São Silvestre de Coimbra inclui uma corrida principal (cerca de 10 km), uma Caminhada e uma Mini São Silvestre, ambas com aproximadamente 5 km. O evento com partida e chegada na Rua Infanta D. Maria, reúne festa e competição, atletas federados e o cidadão comum que apenas pretende praticar exercício. Trata-se de um evento que contribui para o desenvolvimento desportivo do concelho e que é relevante para a projeção turística e desportiva de Coimbra, nomeadamente como forma de promoção do desporto, da atividade física e da própria cidade, considerando que se prevê uma grande participação de atletas oriundos de todo o país, e alguns estrangeiros, com benefício para a economia de toda a região centro.
Inscrições disponíveis em: https://www.saosilvestredecoimbra.com/inscricoes
Programa e percursos completos: https://www.saosilvestredecoimbra.com/informacoes