7 Abril 2020

Manuel Machado insta Administração de Saúde a por já em funcionamento Centro de Diagnóstico Móvel COVID-19

Manuel Machado insta Administração de Saúde a por já em funcionamento Centro de Diagnóstico Móvel COVID-19

O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Manuel Machado, instou a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) a “por a funcionar já” amanhã o Centro de Diagnóstico Móvel COVID-19, que tem instalações preparadas pela autarquia desde 23 de março na Praça da Canção, uma vez que esta entidade de saúde informou hoje em comunicado que já estão reunidas as condições para isso.

“Acabo de ser informado de que estão reunidas todas as condições para abrir” e fazer testes à COVID-19 no Centro de Diagnóstico Móvel na Praça da Canção, em Coimbra, e, “por isso, resta instar a Administração Regional de Saúde do Centro a pô-lo a trabalhar, a funcionar, já” na quarta-feira, disse hoje Manuel Machado.

 

A ARSC anunciou hoje, através de um comunicado, que aquele Centro de Diagnóstico Móvel “poderá começar a receber cidadãos previamente referenciados pela linha SNS 24, centro de saúde ou hospital”. Na mesma nota enviada hoje à comunicação social, a ARSC informa igualmente o reforço da capacidade de realização de testes à COVID-19 com a entrada em funcionamento do Laboratório de Análises Clínicas da Universidade de Coimbra, no âmbito de uma parceria com a Universidade de Coimbra (UC), o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, o Instituto Português do Sangue e Câmara Municipal de Coimbra.

 

As instalações na Praça da Canção, que a autarquia providenciou, estão em condições de receber os meios e os técnicos para fazer testes à doença “desde 23 de março”, indicou o presidente da autarquia, salientando que este centro resulta de “porfiados esforços empreendidos [pela autarquia] em articulação com a UC e a ARSC”.

 

Os laboratórios da UC envolvidos neste processo produzem reagentes e fazem as análises (já testados e validados) às amostras, dispondo de “uma capacidade instalada para atingir os 450 testes/dia”.

 

LUSA / CM Coimbra

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×