22 Maio 2020

Câmara prepara reabertura da Feira do Bairro Norton de Matos a 06 de junho

Câmara prepara reabertura da Feira do Bairro Norton de Matos a 06 de junho

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra está a preparar a reabertura da Feira do Bairro Norton de Matos para o dia 06 de junho. Para garantir a segurança de vendedores, clientes e da comunidade na retoma desta atividade económica, a autarquia vai proceder à delimitação dos lugares de venda e criar circuitos de deslocação unidirecional. Antes disso, durante a próxima semana, os vendedores devem proceder ao recenseamento simplificado nos serviços municipais, sendo depois realizada a atribuição dos espaços por consenso e em consideração da ocupação habitual. Na véspera da reabertura, no local da feira, será realizada uma ação de sensibilização junto dos vendedores para implementação do plano de contingência adotado.

A CM Coimbra está a trabalhar com o objetivo de permitir a reabertura da Feira do Bairro Norton de Matos no próximo dia 06 de junho. Nesse sentido, e com o objetivo de garantir as condições de segurança necessárias, a autarquia vai proceder durante a próxima semana ao recenseamento dos vendedores que habitualmente lá exercem atividade.

 

Para tal, a autarquia criou um procedimento simplificado extraordinário, que passa pelo preenchimento de um requerimento adaptado especificamente à feira, que inclui uma cópia da planta do recinto, para que os vendedores indiquem o local onde habitualmente se instalam. Esse recenseamento deverá ser efetuado nos serviços de atendimento do Município, entre os dias 25 e 29 de maio, das 08h00 às 20h00, existindo um atendimento dedicado exclusivamente para esta temática. Por isso, ao contrário do que atualmente é exigido, não será necessário agendamento prévio para esta questão. Nessa altura, os vendedores receberão também a documentação informativa referente às regras de segurança a implementar na feira, em linha com as medidas definidas pela Direção Geral de Saúde (DGS).

 

A Câmara vai proceder à delimitação dos lugares de venda, mediante pintura no chão, e criar circuitos de deslocação unidirecional para os clientes alargando o espaço da feira que se realiza num local com área total de cerca de 5000m2, mas que habitualmente nem metade é utilizada pelos vendedores que se concentram mais a sul. Por esta razão, será necessário proceder à distribuição dos espaços por consenso, na medida do possível, até ao final do ano civil, tendo em consideração a ocupação habitual. Esta ação vai realizar-se entre os dias 01 e 04 de junho.

 

Já na véspera da reabertura, será realizada uma ação de sensibilização junto dos vendedores relativa à implementação do plano de contingência da feira.

 

A CM Coimbra vai ainda isentar os comerciantes e vendedores da Feira do Bairro Norton de Matos de taxas municipais, continuando, assim, com as medidas que tem vindo a seguir em matéria de isenção de taxas de ocupação do espaço público, para ajudar a colmatar os impactos da pandemia de COVID-19 na economia local e, neste caso particular, na vida dos comerciantes e vendedores que exercem a sua atividade na Feira do Bairro Norton de Matos.

 

A autarquia procura, assim, ajudar este tipo de comércio não sedentário que, pelas suas caraterísticas de funcionamento, ainda demorou mais tempo a ter condições para retomar a atividade e que obriga a uma exigente e responsável adoção de procedimentos para que seja assegurada que a epidemia não se propague. A proposta já foi aprovada pelo presidente da CM Coimbra, Manuel Machado, e vai ser ratificada na reunião do executivo municipal de segunda-feira.

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×