11 Maio 2020

CM Coimbra prevê isenção de IMI em casos de perda de rendimentos através de novo regulamento

CM Coimbra prevê isenção de IMI em casos de perda de rendimentos através de novo regulamento

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou na generalidade, na sua reunião de hoje, um projeto de Regulamento da Concessão de Isenções de Impostos Municipais, que consubstancia importantes medidas fiscais de apoio às famílias, empresas e associações. Este documento prevê, por exemplo, a isenção do IMI para os proprietários de prédios urbanos habitacionais cujo rendimento coletável ou do agregado familiar, para efeitos de IRS, seja reduzido em 30%. Uma medida que visa apoiar as famílias em situação de vulnerabilidade económica motivada pela pandemia da COVID-19.
O projeto será agora submetido a consulta pública pelo prazo de 30 dias úteis a contar da data de publicação em Diário da República.

Na sequência das alterações ao Regime Financeiro das Autarquias Locais e das Entidades Municipais, que teve reflexos nos poderes tributários dos municípios, levou a CM Coimbra a elaborar um regulamento municipal onde constem, designadamente, critérios e condições para a atribuição das isenções totais ou parciais, objetivas e subjetivas, de impostos e outros tributos municipais. Esse trabalho está agora concluído, sendo que o recente contexto da pandemia foi considerado, tendo a autarquia introduzido várias medidas de apoio a famílias em vulnerabilidade económica, na sequência de muitas outras que têm sido implementadas ao longo dos dois últimos meses, designadamente a redução da fatura da água.

 

Esta proposta de regulamento prevê, por exemplo, a isenção do IMI para os proprietários de prédio urbano habitacional cujo rendimento coletável ou do agregado familiar, para efeitos de IRS, venha a ser reduzido em 30%. Esta medida, que surge no contexto da pandemia provocada pelo novo coronavírus, aplica-se a outras situações de pandemia e às catástrofes que possam ocorrer.

 

No geral, o projeto de Regulamento da Concessão de Isenções de Impostos Municipais define os critérios e as condições para o reconhecimento de isenções relativamente ao IMI, ao imposto municipal sobre transmissões onerosas de imóveis (IMT) e à derrama, estando previstos apoios também aos jovens na fixação de residência permanente no concelho de Coimbra; ao arrendamento para fim habitacional; à reabilitação urbana e combate à desertificação; apoios de carater ambiental, como eficiência energética e serviços de ecossistema dos prédios; a associações recreativas, culturais e desportivas e às cooperações de habitação e construção, valorizando assim, por via fiscal, o associativismo; ao património cultural classificado ou afeto a entidades de interesse histórico e cultural ou social local; e ao investimento e desenvolvimento.

 

Este vasto documento, que foi aprovado na reunião de Câmara de hoje, será agora submetido a consulta pública escrita, para recolha de sugestões e contributos, pelo prazo de 30 dias úteis a contar da data de publicação em Diário da República. O documento será, ainda, disponibilizado na página eletrónica oficial do Município de Coimbra, bem como nos locais e publicações de estilo.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×