1 Maio 2020

CM Coimbra reforça oferta de autocarros SMTUC a partir de segunda-feira

CM Coimbra reforça oferta de autocarros SMTUC a partir de segunda-feira

Já a partir da próxima segunda-feira, dia 04 de maio, a Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai reforçar a oferta de autocarros dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) em cerca de 70%, tendo em consideração as resoluções do Conselho de Ministros que declaram a situação de calamidade e que definem uma estratégia de levantamento das medidas de confinamento devido à COVID-19. As medidas de contingência em prática continuam em vigor e são reforçadas com o uso obrigatório de máscara de proteção em todas as viagens.

As medidas de confinamento impostas pelo estado de emergência, que termina a 02 de maio, levaram a uma redução abrupta do número de passageiros nos transportes urbanos de Coimbra, sendo que nos dias úteis essa redução foi superior a menos 50.000 passageiros/dia, levando os SMTUC a implementarem um programa especial adequando a oferta à procura. Agora, tendo em consideração a estratégia de desconfinamento ontem anunciada pelo Governo, vai ser reforçada em cerca de 70% a oferta face ao que estava a ser praticada durante a vigência do estado de emergência, passando a vigorar, na generalidade, o horário referente ao período de férias escolares já a partir da próxima segunda-feira.

 

Para garantir a segurança dos utentes e dos trabalhadores municipais, são várias as medidas de contingência que estão a ser praticadas e que se mantêm em vigor, sendo reforçadas com o uso obrigatório de máscara de proteção em todas as viagens. A esta medida acresce, assim, que a venda de bilhetes a bordo continua suspensa, devendo os utilizadores optar pela utilização de títulos de transporte adquiridos antecipadamente nas Lojas SMTUC; no início de cada viagem os utentes devem validar o passe e desinfetar as mãos com a solução disponibilizada em cada viatura; e a lotação será limitada a 2/3 do número máximo de passageiros a transportar por veículo, de forma a garantir a distância de segurança entre passageiros.

 

A respeito desta última medida decretada pelo Governo, esclarece-se que o valor é determinado utilizando para cálculo a lotação total do veículo (passageiros sentados e em pé), pelo que no caso dos SMTUC a lotação total dos veículos standard é, em média, de 90 passageiros, pelo que em termos gerais estará limitada então a 60 passageiros por viagem.

 

Ainda como medidas de contingência para a COVID-19, recorde-se que os SMTUC instalaram proteção para isolar o habitáculo do motorista, de modo a impedir qualquer contacto direto com os passageiros; foi reforçada a limpeza e desinfeção das viaturas, também com a utilização do produto Zoono, que é eficaz na eliminação do novo coronavírus, tendo sido já comprovadamente testado e usado no Metro de Londres, com resultados a perdurarem até 30 dias; e continua a ser realizada a distribuição a todos os trabalhadores com a função de motorista de transportes de equipamentos de proteção individual (máscara, luvas e, no caso de trabalhadores com doenças crónicas também viseiras ou óculos).

 

Já relativamente às Lojas SMTUC, vão estar abertas no Mercado, Polis (Parque Manuel Braga) e S. José, locais onde foram instaladas barreiras de proteção em vidro nos balcões de atendimento ao público. A limitação de utentes nas lojas também será limitada, de acordo com as recomendações das autoridades de saúde. Durante a primeira semana de maio, será entregue uma máscara aos utentes que carreguem os seus passes ou adquiram títulos de transporte nestas Lojas.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×