17 Maio 2020

CM Coimbra reforça oferta dos SMTUC na sequência do reinício das aulas (11º e 12º anos)

CM Coimbra reforça oferta dos SMTUC na sequência do reinício das aulas (11º e 12º anos)

Já a partir da próxima segunda-feira, dia 18 de maio, a Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai reforçar e adaptar a oferta de autocarros dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) na sequência do reinício das atividades letivas dos 11.º e 12.º anos. O vereador e presidente do Conselho de Administração dos SMTUC, Jorge Alves, realça a “excelente colaboração prestada pelos Srs. Diretores das Escolas Secundárias, para o desenvolvimento desta oferta”. Deste trabalho resulta o reforço na oferta em 16 viagens, entre outras medidas de ajustamento de horários e percursos.

O reinício das aulas para os alunos do 11.º e 12. º anos levam a CM Coimbra a reforçar e readaptar, uma vez mais, a oferta na rede de transportes urbanos, um trabalho que contou com a importante colaboração dos responsáveis pelas escolas secundárias do concelho.

 

Deste trabalho resulta o reforço na oferta em 16 viagens, entre outras medidas de ajustamento de horários e percursos. Assim, os horários das linhas n.º 2F e 2T serão reajustados na deslocação à Escola D. Dinis, no período de entrada e saída dos alunos; as linhas n.º 12, 21 e 32 serão reforçadas a partir de Vila Pouca do Campo, assim como será assegurada a partir de Arzila a ligação à Escola D. Duarte, no período da manhã; as linhas n.º 27 e 28 terão um reforço dos horários de deslocação a Monte Romeiras e consequentemente à Escola D. Dinis, no período de entrada e saída dos alunos; já as linhas n.º 43/43T serão reforçadas desde Almalaguês, no início da tarde, para assegurar ligações à Escola Secundária Quinta das Flores, assim como possíveis ligações às restantes; a linha n.º 44 será reforçada de e para Monforte, assegurando as entradas da manhã e da tarde; já a linha n.º 45 assegura um reforço da oferta desde o Zorro, para garantir transporte aos alunos das Escolas Secundárias Quinta das Flores, Avelar Brotero e Infanta D. Maria, assim como possíveis ligações às restantes; por fim, a linha n.º 49 será reforçada aos dias úteis, como garantia de resposta ao esperado aumento da procura.

 

Estas alterações serão monitorizadas durante a fase de implementação, que se inicia na segunda-feira, para que seja possível dar resposta imediata a eventuais necessidades de reajustamentos, para os quais a colaboração dos estabelecimentos de ensino se torna fundamental, como até aqui aconteceu.

 

Recorde-se que as medidas de confinamento impostas pelo estado de emergência levaram a uma redução abrupta do número de passageiros a bordo dos SMTUC, levando à implementação de um programa especial adequando a oferta à procura. Há 15 dias, com o fim do estado de emergência e tendo em consideração a estratégia de desconfinamento adotada pelo Governo, a autarquia reforçou a oferta em cerca de 70%, tendo passado a vigorar, na generalidade, o horário referente ao período de férias escolares. Neste período, o número de passageiros nos dias úteis praticamente que duplicou comparativamente com o registado durante o estado de emergência.

 

Para garantir a segurança dos utentes e dos trabalhadores municipais, são várias as medidas de contingência que estão a ser praticadas e que se mantêm em vigor. Para além do uso obrigatório de máscara de proteção em todas as viagens, mantém-se suspensa a venda de bilhetes a bordo das viaturas, devendo os utilizadores optar pela utilização de títulos de transporte adquiridos antecipadamente nas Lojas SMTUC; no início de cada viagem os utentes devem validar o passe e desinfetar as mãos com a solução disponibilizada em cada viatura; e a lotação está limitada a 2/3 do número máximo de passageiros a transportar por veículo, de forma a garantir a distância de segurança entre passageiros.

 

Ainda como medidas de contingência para a COVID-19, recorde-se que os SMTUC instalaram proteção para isolar o habitáculo do motorista, de modo a impedir qualquer contacto direto com os passageiros; foi reforçada a limpeza e desinfeção das viaturas, também com a utilização do produto Zoono, que é eficaz na eliminação do novo coronavírus, tendo sido já comprovadamente testado e usado no Metro de Londres, com resultados a perdurarem até 30 dias; e continua a ser realizada a distribuição a todos os trabalhadores com a função de motorista de transportes de equipamentos de proteção individual (máscara, luvas e, no caso de trabalhadores com doenças crónicas também viseiras ou óculos).

 

Os horários dos SMTUC podem ser consultados em http://www.smtuc.pt/horario.

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×