4 Junho 2020

Feira do Bairro Norton de Matos retoma este sábado para o setor alimentar e com novas regras

Feira do Bairro Norton de Matos retoma este sábado para o setor alimentar e com novas regras

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra está a preparar a reabertura da Feira do Bairro Norton de Matos para este sábado, dia 06 de junho, das 07h00 às 13h00, mas apenas para vendedores do setor alimentar. Para garantir a segurança de vendedores, clientes e da comunidade na retoma desta atividade económica, a autarquia criou um Plano de Contingência que inclui a obrigatoriedade de uso de máscara e a desinfeção das mãos nas entradas que serão controladas, a delimitação dos lugares de venda, a criação de circuitos de deslocação unidirecional e os produtos apenas podem ser manuseados pelos comerciantes.

A Feira do Bairro Norton de Matos vai retomar a sua atividade no próximo sábado, mas apenas para as cerca de três dezenas de vendedores do setor alimentar que se recensearam junto da CM Coimbra.

 

Com o objetivo de garantir as condições de segurança necessárias, a autarquia elaborou um Plano de Contingência específico, em linha com as medidas definidas pela Direção Geral de Saúde (DGS). O uso de máscara ou viseira é obrigatório, os setores de venda serão delimitados e as entradas serão controladas e realizadas apenas pela Rua Dom Pedro de Cristo, de forma a controlar os fluxos de circulação no interior do recinto. Os aglomerados devem também ser evitados e a distância de segurança de, pelo menos, dois metros assegurada entre todos.

 

À entrada todos devem desinfetar as mãos com a solução disponibilizada para o efeito e a pintura no chão deve ser respeitada, pois indica os circuitos de deslocação unidirecional. O manuseamento dos produtos agroalimentares está interdito aos clientes, devendo ser assegurado apenas pelos comerciantes. No recinto da feira foi também criada uma “área de isolamento”, para onde deve ser encaminhado qualquer individuo que evidencie sintomatologia de contágio pelo SARS-CoV-2, que deve contactar de imediato o agente do Serviço de Polícia Municipal presente no local, contactando seguidamente a Linha Saúde 24 (808 24 24 24).

 

Recorde-se que a CM Coimbra vai isentar os comerciantes e vendedores da Feira do Bairro Norton de Matos de taxas municipais, continuando, assim, com as medidas que tem vindo a seguir em matéria de isenção de taxas de ocupação do espaço público, para ajudar a colmatar os impactos da pandemia de COVID-19 na economia local e, neste caso particular, na vida dos comerciantes e vendedores que exercem a sua atividade na Feira do Bairro Norton de Matos. A autarquia procura, assim, ajudar este tipo de comércio não sedentário que, pelas suas caraterísticas de funcionamento, ainda demorou mais tempo a ter condições para retomar a atividade e que obriga a uma exigente e responsável adoção de procedimentos para que seja assegurada que a epidemia não se propague.

 

No sábado seguinte, 13 de junho, a Feira será reaberta a todos os vendedores mantendo-se em vigor a obrigatoriedade de efetuar o recenseamento nos serviços municipais.

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×