18 Setembro 2020

Hospital dos Covões é para valorizar e não para fechar

Hospital dos Covões é para valorizar e não para fechar

O Hospital Geral de Coimbra, mais conhecido por Hospital dos Covões, não vai fechar e é para valorizar. Foi este o mote da visita de hoje do presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Manuel Machado, a convite do novo conselho de administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), presidido por Carlos Santos, que deixou esta garantia. Depois de uma reunião com os novos administradores e os diretores de serviços, o autarca afirmou estar “mais esperançado” de que esta infraestrutura seja “plenamente aproveitada”, recordando que defende a possibilidade de instalação da nova maternidade de Coimbra nesta zona do concelho, “porque espaço não falta”, para além da “boa localização, bom ambiente e boas acessibilidades”.

O presidente da CM Coimbra afirmou hoje que está “mais esperançado” que o Hospital dos Covões seja “plenamente aproveitado”, após uma reunião com o conselho de administração do CHUC e os diretores de serviços, onde participaram também os vereadores Carlos Cidade e Regina Bento e o presidente da União das Freguesias de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, Jorge Veloso.

 

“Estou mais esperançado que o Hospital dos Covões faça o seu caminho, que não seja desqualificado e que seja plenamente aproveitado”, salientou, acrescentando que “há um potencial crescimento equacionado”, registando abertura para uma cooperação entre a CM Coimbra e o novo conselho de administração do CHUC, que entrou em funções no final de junho.

 

“Vi obras já realizadas de melhoria significativa, equipamentos novos e fomos informados de outras obras e de outros equipamentos que vão ali ser instalados”, contou o presidente da autarquia, salientando que o Hospital dos Covões foi “vítima” durante a ‘troika’, sendo necessário “recuperar desse desinvestimento e até desativação dos serviços”.

 

Manuel Machado disse ainda que há possibilidade de ampliar a atividade dos Covões em algumas áreas, “porque espaço não falta”, para além da “boa localização e boas acessibilidades”. “Há todas as condições para aumentar a capacidade de resposta”, acrescentou. Durante a reunião, o autarca defendeu ainda a “necessidade, a importância e a urgência da [nova] maternidade nos Covões”, afirmou.

 

Recorde-se que, no início de junho, Manuel Machado transmitiu ao Governo o processo que parecia estar em curso de um “desmantelamento inadmissível” do Hospital dos Covões. “Não é aceitável que haja desmantelamento de serviços, de forma subtil, para reduzir as capacidades do Hospital dos Covões e do Serviço Nacional de Saúde”, salientou.

 

CM Coimbra/LUSA

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×