20 Outubro 2020

Cemitério da Conchada fica aberto, com horário alargado e novas regras de contingência

Cemitério da Conchada fica aberto, com horário alargado e novas regras de contingência

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai alargar o horário de abertura ao público do Cemitério da Conchada entre os dias 29 de outubro e 02 de novembro, que passa a ser das 08h00 às 18h00. Esta medida, adotada pelo Edital Nº 110/2020, do presidente da CM Coimbra, Manuel Machado, pretende possibilitar que as famílias possam homenagear os seus entes queridos, mas sempre no cumprimento rigoroso das orientações das autoridades de saúde, visando a proteção das pessoas e a prevenção e controlo de riscos de saúde pública no atual contexto de pandemia da COVID-19. O Cemitério da Conchada é de responsabilidade municipal, sendo que os restantes cemitérios do concelho estão sob gestão das Juntas e Uniões de Freguesias, pelo que relativamente a estes as informações devem ser consultadas junto destas entidades.

Prevendo uma grande afluência de visitantes ao cemitério sobretudo no dia 01 de novembro, mas também nos dias anteriores e posteriores, Manuel Machado determinou uma série de medidas de contingência, sempre tendo em conta as regras decorrentes do estado de calamidade para fazer face à pandemia da COVID-19, as orientações das autoridades de saúde, o Plano de Contingência Municipal e o regulamento do Cemitério da Conchada.

 

O cemitério manter-se-á aberto ao público e o seu período de funcionamento será alargado, passando a funcionar das 08h00 às 18h00 nesses dias. A autarquia apela ao cumprimento das orientações das autoridades de saúde e à permanência no interior do cemitério de 30 minutos no máximo, para permitir que todos possam efetuar a sua visita e homenagem.

 

Assim, quem se deslocar ao cemitério da Conchada deverá cumprir com rigor as normas das autoridades de saúde, nomeadamente: o uso de máscara e/ou viseira no cemitério e zona envolvente; o limite de cinco pessoas por grupo; o respeito pela sinalética estabelecida, desde logo nos circuitos de entradas e saídas, onde devem ser desinfetadas as mãos; o respeito pelas regras de proteção individual e distanciamento físico mínimo de dois metros; e a não partilha de utensílios e ferramentas (regador, baldes, tesoura, vassouras etc.). A autarquia garante, ainda, a higienização dos espaços de circulação e dos equipamentos de utilização comum, bem como a instalação de dispensadores de líquido desinfetante para as mãos.

 

A CM Coimbra define, ainda, que em situação de funeral apenas é admitido um grupo máximo de 10 acompanhantes, incluindo familiares, devendo ser respeitadas as regras do uso obrigatório de máscara e/ou viseira e do distanciamento físico mínimo de dois metros.

 

O Cemitério da Conchada é de responsabilidade municipal, sendo que os restantes cemitérios do concelho estão sob gestão das Juntas e Uniões de Freguesias, pelo que relativamente a estes as informações devem ser consultadas junto destas entidades.

 

Consulte o Edital N.º 110/2020

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×