19 Novembro 2020

Coimbra apoia quem perdeu rendimentos com vales para dinamizar comércio local

Coimbra apoia quem perdeu rendimentos com vales para dinamizar comércio local

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai apoiar as famílias do concelho, que perderam rendimentos durante a pandemia da COVID-19, com vales para dinamizar o comércio da cidade na época natalícia que se avizinha. A verba disponível para este programa é de meio milhão de euros e parte foi canalizada da programação de Natal que a autarquia decidiu cancelar.

O presidente da CM Coimbra, Manuel Machado, anunciou hoje que a autarquia pretende injetar diretamente meio milhão de euros para apoiar a revitalização da economia local, ao mesmo tempo que apoia as famílias que perderam rendimentos devido à crise pandémica.

 

Este apoio será atribuído em forma de vales de compras que, mediante a composição do agregado familiar, poderá variar entre os 160€ e os 460€ por família. Este apoio será para utilização exclusiva em estabelecimentos de comércio local de Coimbra, que tenham aderido previamente ao programa, e só poderá ser usado na aquisição de bens essenciais, tais como alimentação, roupa, artigos de higiene e limpeza, equipamentos de proteção individual, calçado, eletrodomésticos, artigos para o lar e outros equiparados. Tratando-se de um programa a implementar durante a época natalícia, os vales poderão ainda ser utilizados para a aquisição de brinquedos para as crianças.

 

A informação relativamente à inscrição das famílias e à adesão dos comerciantes será brevemente anunciada pela autarquia.

 

Recorde-se que a CM Coimbra decidiu cancelar as iniciativas que habitualmente constituem a programação de Natal e que eram empreendidas há sete anos consecutivos, tendo em consideração as medidas de contingência da pandemia COVID-19. A já tradicional pista de gelo, o carrossel parisiense, o concerto de inauguração da iluminação de Natal e toda uma vasta programação natalícia promovida pela CM Coimbra fica, em 2020, sem efeito, anunciou a autarquia a 11 de novembro. Parte desse investimento é canalizado agora para este programa solidário de apoio às famílias e ao comércio local.

 

Já a iluminação festiva pelas ruas da cidade vai ser ligada mais cedo e reforçada, chegando a mais locais, que incidem sobretudo em zonas de comércio e restauração por forma a criar um atrativo extra para apoiar um setor que tem sido dos mais afetados pela pandemia. As luzes serão ligadas já no próximo dia 27 de novembro, numa iniciativa que pretende incentivar as pessoas a passearem pelos lugares iluminados, comprando no comércio e restauração local, respeitando sempre as medidas de contingência e os horários determinados para proteção da saúde pública.

 

Saliente-se ainda que, em agosto passado, Manuel Machado formalizou a assinatura dos protocolos do Fundo Municipal de Emergência Social para o ano de 2020. A verba destinada à intervenção das Comissões Sociais de Freguesias foi de 316.000 euros, depois de em março já ter sido antecipado, numa única tranche, metade desse valor. Nessa sessão, o autarca assegurou que “os serviços municipais estão prevenidos e preparados para encontrar soluções para o que possa vir a ocorrer”.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×