4 Janeiro 2021

Requalificação da escola básica de Antuzede arranca hoje

Requalificação da escola básica de Antuzede arranca hoje

O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Manuel Machado, consignou, esta manhã, a empreitada de requalificação da Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) de Antuzede. A obra foi assim entregue à empresa Conimbriga – Empresa de Construções Lda., que ganhou o concurso público, representa um investimento superior a 635.000 euros e visa melhorar o conforto e a funcionalidade do espaço para o acolhimento dos mais de 50 alunos deste que é o único estabelecimento de educação e ensino desta freguesia. Manuel Machado agradeceu publicamente ao presidente da União das Freguesias de Antuzede e Vil de Matos, Diamantino Jorge, pela colaboração ativa prestada, bem como à Associação Desportiva de Antuzede que disponibilizou as suas instalações para o funcionamento temporário da escola no decorrer das obras. Presente na cerimónia esteve também o vereador da Educação, Jorge Alves, bem como os representantes da firma adjudicatária e funcionários municipais.

A CM Coimbra avança com a empreitada de requalificação da escola básica de Antuzede, num investimento de 635.224,74 euros (IVA incluído). A intervenção passa, essencialmente, pela manutenção do edifício e a remodelação do telheiro, onde irá nascer um refeitório, que vai permitir que o serviço de almoços deixe de se realizar num monobloco. Este novo espaço vai contemplar uma sala de refeições, uma cozinha, caldeira e arrumo, e o seu acesso poderá ser feito através do telheiro coberto. Este telheiro funcionará também como recreio das crianças e espaço para a prática de educação física.

 

A empreitada prevê ainda a formalização do campo de futebol em pavimento de betão drenante, já que o pavimento atual, de saibro, é inadequado para a prática deste tipo de atividades físicas. As instalações sanitárias também vão ser remodeladas e o projeto inclui, ainda, a introdução de uma rampa na entrada do edifício e no acesso do recreio ao recinto exterior.

 

O projeto de construção desta escola é do Plano dos Centenários, levado a cabo pelo Estado Novo em Portugal, nas décadas 40, 50 e 60 do século XX, tendo o edifício quatro salas e duas entradas independentes, que correspondiam no passado às entradas de meninos e meninas. A escola está implantada num aglomerado predominantemente residencial e junto ao campo de futebol de uma associação desportiva local.

 

É nestas instalações da Associação Desportiva de Antuzede, recentemente requalificadas pela CM Coimbra, que irão funcionar as atividades letivas durante a execução da empreitada de requalificação da escola.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×