22 Janeiro 2021

Testes aos membros das mesas ajudam “a vencer o medo” de ir votar

Testes aos membros das mesas ajudam “a vencer o medo” de ir votar

Os mais de 700 cidadãos que vão estar no domingo nas mesas de voto para as eleições presidenciais no concelho de Coimbra vão fazer, gratuita e voluntariamente, testes para detetar COVID-19. “Pretende-se ajudar a vencer o medo” do contágio e a “criar a confiança” dos cidadãos eleitores, para que participem nas eleições – e “é muito importante” que o façam – salientou o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, defendendo que “a pandemia não pode confinar a democracia”.

Para além dos cerca de 725 “membros das mesas de voto que se encontram nomeados”, a iniciativa também abrangerá “os membros das Juntas de Freguesias e equipas municipais de apoio destacados para acompanhar o ato eleitoral” no concelho de Coimbra, podendo, no total, mobilizar cerca de mil pessoas.

 

“A operação, que visa reforçar a segurança do ato eleitoral” previsto para o dia 24 [domingo], abrangerá todas as pessoas envolvidas no processo, mas desde que estas queiram ser testadas, afirmou o também presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, sublinhando que a testagem “não é obrigatória”, dependendo da vontade de cada um dos cidadãos mobilizados no município para estas eleições.

 

Este rastreio COVID-19, que “está a ser preparado em coordenação com as Juntas de Freguesias” do concelho, é promovido pelo município em “ativa cooperação e estreita articulação” com a Cruz Vermelha Portuguesa.

 

Os testes rápidos realizados pela Cruz Vermelha Portuguesa, no âmbito desta operação, além de “voluntários”, serão gratuitos, indicou Manuel Machado, realçando a “disponibilidade e cooperação” daquela organização humanitária.

 

Os testes serão realizados no sábado, 23 de janeiro, no Pavilhão Municipal Mário Mexia.

 

LUSA / CM Coimbra

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×